Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A morte de Fidel Castro foi o tema em destaque na semana informativa de 21 a 27 de Novembro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
29 novembro 2016

O principal destaque noticioso foi a morte de Fidel Castro, aos 90 anos. O antigo líder cubano que tinha renunciado ao poder em 2008 foi uma das grandes figuras do Século XX pelo que a sua morte teve grande eco nos meios de comunicação social. O serviço Telenews registou um total de 96 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 1 hora e meia de emissão e 36 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em destaque na última semana foi o caso Caixa Geral de Depósitos. Após aprovação no Parlamento de nova norma que reforça a obrigatoriedade dos gestores da CGD de entregarem as suas declarações de rendimentos e património, o presidente do Conselho de Administração da CGD, António Domingues, apresentou a sua demissão. O serviço Telenews assinalou um total de 84 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 31 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos destaques da última semana. Na Liga dos Campeões, Benfica e FC Porto empataram os respetivos encontros deixando para a última jornada a decisão da passagem a próxima fase da competição. O Sporting, que perdeu em Alvalade perante o Real Madrid, só na última jornada poderá assegurar o apuramento para a próxima fase da Liga Europa. Na Liga Portuguesa, Benfica e Sporting venceram e mantiveram a diferença de cinco pontos entre si, enquanto o FC Porto, que empatou com o Belenenses, se atrasou estando agora a sete pontos do líder Benfica. O serviço Telenews identificou um total de 154 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com mais de 1 hora e meia de emissão e 57 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca do designado Caso CGD, foram o maior destaque. O tema representou 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais