Incêndios motivaram mais de um quinto da informação televisiva
Incêndios motivaram mais de um quinto da informação televisiva
placeholder
Nos últimos três meses, o país foi assolado por grandes incêndios florestais que vitimaram dezenas de vidas e motivaram mais de um quinto da duração noticiosa das televisões.
Grupo Marktest
19 setembro 2017

placeholder Entre 15 de Junho e 15 de Setembro de 2017, a vaga de incêndios no nosso país foi um dos temas mais marcantes dos noticiários dos canais de Tv nacionais (CMTV, RTP1, RTP2, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI e TVI 24).

Nesse período, um total de 5349 matérias de mais de 241 horas de duração tiveram como tema central a vaga de incêndios que assolou o país. A análise considera os principais serviços noticiosos dos canais referidos (ver em baixo lista de programas analisados).

Estas notícias representaram 16.6% do total emitido por estes canais no período em análise, tendo sido mais relevantes na TVI 24 (18.3%), na CMTV (18.8%) e na SIC Notícias (18.9%). Na RTP3 tiveram um menor peso, representando 12.9% das matérias.

placeholder

Em duração, as notícias sobre a vaga de incêndios representaram 22.1% da oferta noticiosa regular, tendo sido sobretudo relevantes na CMTV, onde representaram 30.2% do tempo informativo regular da estação. Na TVI 24 representaram 25.3% do tempo e na SIC Notícias 23.1%. Na RTP2 estas matérias não excederam 15.5% do tempo informativo regular do canal.

placeholder

Esta análise considera os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 15 de Junho e 15 de Setembro de 2017. Em análise, estão os noticiários dos canais de Tv nacionais (CMTV, RTP1, RTP2, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI e TVI 24).

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]