Um quinto do poder de compra em cinco concelhos
Um quinto do poder de compra em cinco concelhos
placeholder
De acordo com os dados disponíveis na aplicação Sales Index, da Marktest, 21.96% do poder de compra está concentrado em 5 concelhos
Grupo Marktest
3 abril 2018

O indicador Sales Index foi criado pela primeira vez em 1992, permitindo desde então acompanhar anualmente o comportamento dos concelhos de Portugal Continental relativamente aos indicadores de poder de compra regional.

Na edição de 2018 deste índice podemos observar a já característica assimetria regional. Com efeito, em apenas 5 concelhos – Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia e Cascais estão concentrados 21.96% do total do poder de compra do Continente.

Relativamente a este índice, que totaliza 1000 no conjunto dos 278 concelhos do Continente, é ainda de salientar que o concelho de Lisboa é responsável por 10% do poder de compra total do país (apresentando um Sales Index 100.15‰).

Se a estes cinco concelhos juntarmos Oeiras e Loures, obtemos mais de um quarto (25.99%) do poder de compra do Continente, concentrado assim num espaço que ocupa uma área inferior a 1% do território.

Para alcançar 50% do poder de compra do Continente, basta alargar a análise a 26 concelhos, como se pode observar no mapa seguinte:

Estes 26 concelhos representam apenas 6% da área total do Continente mas concentram 45% da sua população residente, 26% do parque habitacional, 43% das dependências bancárias, 50% da atividade do Multibanco, 45% dos estabelecimentos comerciais, 56% das vendas de automóveis, 45% do consumo de eletricidade ou 69% dos médicos. Nestes concelhos localizam-se 47% das empresas nacionais, 55% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 23% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais).

O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de eletricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e constitui uma referência na aplicação para o Geomarketing Sales Index , que a Marktest desenvolve desde então. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais