Portugal com mais de 2600 postos de abastecimento de combustível
Portugal com mais de 2600 postos de abastecimento de combustível
placeholder
De acordo com os dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, em maio de 2021, existiam em Portugal 2616 postos de abastecimento, um valor que tem vindo a diminuir nos últimos 2 anos.
Grupo Marktest
19 outubro 2021

A Marktest disponibilizou uma versão atualizada do seu sistema de geomarketing Sales Index.

Nesta versão, destacamos a atualização, por freguesia, da informação relativa à População Total, Homens e Mulheres, Número de Famílias e Alojamentos Familiares e Coletivos, com base nos dados preliminares dos Censos 2021.

Foram também atualizados os dados do Parque Automóvel Seguros, Pontos de Venda de Telemóveis, bem como dados das Finanças Locais (Endividamento Total e Limites do Endividamento Municipal).

Destaque ainda para o tema Saúde, com dados atualizados das Farmácias, Parafarmácias e Agrupamentos de Centros de Saúde.

Destacamos ainda a atualização do Número de Postos de Combustível uma informação que resulta de uma recolha realizada pela Marktest junto das principais marcas de combustíveis. Os últimos dados disponíveis foram recolhidos em maio de 2021 e, de acordo com estes, existiam em Portugal 2616 postos de abastecimento. Este número representa uma taxa de cobertura de 2.5 postos por 10 mil habitantes.

No período em análise (2015-2021), observa-se um crescimento até 2018, ano em que o número de postos de abastecimento de combustível atingiu o valor mais elevado (2742), tendo-se assistido nos últimos 2 anos a um decréscimo, chegando a 2021 com 2616.

O concelho de Lisboa é aquele onde um maior número de postos de abastecimento se concentra, com 61 estabelecimentos, um valor que corresponde a 2.3% do total. Vila Nova de Gaia, com 55, e Sintra, com 51, são os outros concelhos com maior número destes estabelecimentos.

Destes equipamentos, metade (50.4%) está concentrada em 51 dos 308 concelhos do país. Nove concelhos não possuem nenhum posto de abastecimento das marcas em análise.

A Galp é a marca que apresenta uma rede de maior dimensão, com 664 postos em 240 concelhos. Este valor corresponde a 25% do total de postos contabilizados pela Marktest. A Repsol apresenta a segunda maior rede, com 19.0%, e a BP a terceira, com 18%.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível no sistema de geomarketing Sales Index.

Foram consideradas as seguintes marcas de postos de Postos de Abastecimento: Alves Bandeira, Auchan (até 2019 com a designação Jumbo), BP, Cepsa, E.Leclerc, Galp, Gaspe, Intermarché/Ecomarché, Oz Energia (a partir de 2017), PRIO, Rede Energia (a partir de 2017) e Repsol.

Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais