Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O surgimento da variante Omicron do novo coronavírus mantém-se o destaque nas notícias de Tv de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2021.
Grupo Marktest
7 dezembro 2021
placeholder

O destaque da última semana foi o aparecimento da variante Omicron do coronavírus em vários países entre os quais Portugal. Restabeleceram-se as limitações à entrada de passageiros em vários países com quarentena e exigência de testes e certificados de vacinação. A vacinação em Portugal progride e aproxima-se do objectivo estabelecido. O serviço Telenews da MediaMonitor registou um total de 436 notícias e quase 15 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 6 horas de emissão e 162 notícias emitidas.

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna demitiu-se. Esta demissão surge na sequência da acusação do seu motorista pelo atropelamento de um trabalhador na A6. A Ministra da Justiça Francisca Van Dunem foi empossada da pasta da Administração Interna, que desempenhará por acumulação com a pasta da Justiça até ao final do processo eleitoral corrente. O serviço Telenews da MediaMonitor assinalou um total de 46 notícias e 2 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 e SIC com 1 hora de emissão e 16 notícias emitidas cada um.

O futebol português foi outro dos assuntos em foco. O Covid-19 e a sua variante Omicron afectaram a B Sad e o jogo com o Benfica para a Liga Bwin, tendo o jogo terminado por o número de jogadores disponíveis não permitir a continuação do referido encontro. O derby de Lisboa, o Benfica vs Sporting, terminou com a vitória do Sporting colocando sob pressão os encarnados em véspera de decisões na Liga dos Campeões da UEFA. O serviço Telenews da MediaMonitor identificou um total de 195 notícias e 5 horas de emissão sobre este tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 77 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para a pandemia de Covid-19. Os destaques foram o Governo colocou Portugal em estado de Calamidade, a nova variante Omicron entrou no país e a vacinação avança. O tema representou 62% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados no serviço Telenews da MediaMonitor.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Temas de Abertura dos Jornais televisivos
Foram considerados os jornais televisivos da hora de almoço e jantar dos canais RTP1, SIC e TVI. O universo considerado compreende 42 programas distribuídos por 2 programas/dia, por cada canal. Para efeito da análise foi considerada a notícia de abertura, excluindo headlines/sumários.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt