Maioria dos alojamentos familiares tem estacionamento
Maioria dos alojamentos familiares tem estacionamento
placeholder
Os dados dos Censos 2021, realizado pelo INE, mostram que, em Portugal, a maioria dos alojamentos familiares de residência habitual possui estacionamento.
Grupo Marktest
17 janeiro 2023

De acordo com os dados dos Censos 2021 do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, existem em Portugal 4 142 581 alojamentos familiares de residência habitual, o que representa, face ao período censitário anterior (2011), um acréscimo de 3.8%.

Este crescimento foi mais acentuado nas freguesias de Fornos do Pinhal (concelho de Valpaços) e Feitosa (concelho de Ponte de Lima), onde o número de alojamentos familiares de residência habitual aumentou mais de 50% em 10 anos. Nas freguesias de Venteira (concelho de Amadora) e Prazins, Santa Eufémia (concelho de Guimarães) também se registou um crescimento acima de 40%. A União de Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira (concelho de Tavira) encerra o Top 5, com um aumento de 39.5%.

A maioria dos alojamentos familiares de residência habitual possui estacionamento ou garagem, com 2 384 682 de alojamentos com estas estruturas. O número representa um crescimento de 10.7% face a 2011.

Em termos proporcionais, o número de alojamentos com estacionamento aumentou mais nas freguesias de Sobral (concelho de Oleiros), Álvaro (concelho de Oleiros), U.F. Conceição e Cabanas de Tavira, Aranhas (concelho de Penamacor) e Castelo Novo (concelho de Fundão), onde o número mais do que duplicou entre Censos.

O número de alojamentos com estacionamento corresponde a 57.6% do total de alojamentos de residência habitual, uma proporção mais elevada nas freguesias de U.F. Nogueira, Fraião e Lamaçães (concelho de Braga), Praia do Norte (concelho de Horta), Vilarinho das Cambas (concelho de Vila Nova de Famalicão), Mozelos (concelho de Santa Maria da Feira) e U.F. Fonte Boa e Rio Tinto (concelho de Esposende), onde supera os 92%.

Em 17 outras freguesias a proporção de alojamentos com estacionamento supera os 90%, em 874 freguesias o valor está entre 75% e 90%, em 1631 freguesias está entre 50% e 75% e em 565 freguesias está abaixo de 50%.

Três freguesias do concelho de Lisboa ocupam os lugares de base desta lista: Santa Maria Maior (Lisboa), São Vicente (Lisboa) e Misericórdia, onde a proporção de alojamentos com estacionamento não atinge os 9%. Nas freguesias de Falagueira-Venda Nova (concelho de Amadora) e U.F. Baixa da Banheira e Vale da Amoreira (concelho de Moita) a proporção ultrapassa em pouco os 10%.

A análise do mapa permite verificar como o rio Tejo surge quase como uma barreira natural para separar as freguesias do país quanto à posse de estacioamento no alojamento.

Estes dados estão disponíveis na aplicação web Municípios Online e brevemente estarão disponíveis numa atualização do sistema de geomarketing Sales Index, da Marktest. Contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt