Jovens: Retorno ao NOS Alive 2023 e ida a outros festivais
Jovens: Retorno ao NOS Alive 2023 e ida a outros festivais
placeholder
Nos dias 6, 7 e 8 de julho, o festival NOS Alive regressou ao Passeio Marítimo de Algés para a sua 15ª edição.
Grupo Marktest
18 julho 2023

Realizou-se entre 6 e 8 de julho mais uma edição do NOS Alive. A Marktest esteve presente e efetuou algumas perguntas aos participantes do festival.

Nos dois primeiros dias, a Marktest perguntou aos jovens dos 16 aos 24 anos que se dirigiam ao festival, se era a primeira vez que iam ao festival e se iam ou tinham ido a outros festivais de música.

Jovens Repetentes

placeholder

Os resultados mostram que cerca de um terço dos jovens inquiridos dos 16 aos 24 anos foram repetir a experiência de voltar ao NOS Alive. Ou seja, a maioria dos entrevistados foi pela primeira vez ao festival.

Estes valores são diferentes em função da região de residência dos inquiridos, embora mantenham a tendência geral. Assim, junto dos jovens que residem mais perto do festival (Grande Lisboa), o valor dos repetentes chega aos 48%. Já os que residem mais longe (noutras regiões fora da Grande Lisboa), o nível de repetição não ultrapassa os 24%.

Outros Festivais

placeholder

Quando perguntámos aos mesmos jovens a que outros festivais de música iam ou já tinham ido este ano, verificámos em primeiro lugar que, 42% dos inquiridos tinham intenção de ir ou já tinham ido a pelo menos mais um festival. Em média, referiram ir a mais 1,4 festivais, sendo os mais referidos: Kalorama, Sudoeste, SuperRock e Primavera Sound.

Foram os rapazes que revelaram maior intenção de ir/já ter ido a outros festivais (46%), referindo em média 1,6 festivais, destacando-se por esta ordem: Kalorama, Primavera Sound e Sudoeste e SuperRock, ambos com o mesmo valor.

48% dos residentes na Grande Lisboa disseram ter intenção de ir ou já ter ido a mais algum festival, mencionaram 1,4 festivais em média, sendo o Sudoeste o mais referido, seguido pelo Kalorama, SuperRock e SummerFest. Já os residentes nas restantes regiões do país, apresentaram um nível de intenção mais baixo (38%), embora a média de festivais referidos se situe em 1,4 festivais, por esta ordem: Kalorama, Primavera Sound, SuperRock e Paredes de Coura.

Os repetentes do NOS Alive demonstraram maior intenção de ir a outros festivais (cerca de 52%) comparativamente aos que foram pela primeira vez (37%). Os repetentes estão a pensar ir ou já foram, em média, a 1,6 festivais, mantendo o Kalorama em primeiro lugar, seguido do SuperRock e Primavera Sound, entre outros.

Esta análise tem como base um estudo pontual realizado pela Marktest. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais