5 de junho: Dia Mundial do Ambiente - Um quarto dos resíduos são recolhidos de forma seletiva
5 de junho: Dia Mundial do Ambiente - Um quarto dos resíduos são recolhidos de forma seletiva
placeholder
Celebra-se no dia 5 de junho o Dia Mundial do Ambiente, motivo para conhecer alguns indicadores sobre a recolha de resíduos urbanos em Portugal.
Grupo Marktest
3 junho 2025

Os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que em Portugal foram recolhidas em 2023 mais de 5,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Destas, mais de 1,3 milhões de toneladas foram recolhidas por recolha seletiva.

Isso significa que, por cada quilo de resíduos recolhidos, 245 gramas foram separados previamente.

Nos últimos 20 anos, o peso da recolha seletiva aumentou sistematicamente, exceto nos anos de 2012 e 2013 (em plena crise da dívida), em que regrediu. Depois disso, o aumento tem sido constante e em 2023 a recolha seletiva é sete vezes superior à verificada em 2003 (de 3.9% em 2003 para 24.5% em 2023).

Nove concelhos foram responsáveis por mais de um quarto (26.2%) do volume total de resíduos recolhidos: Lisboa, Sintra, Loures, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Almada, Matosinhos e Seixal.

E, quanto ao volume total da recolha seletiva, 25.3% foi concentrada em seis concelhos: Lisboa, Sintra, Cascais, Porto, Loulé e Almada.

Já os concelhos do Lagoa, Lajes das Flores (ambos nos Açores), Vidigueira, Loulé e Cadaval, destacam-se por terem a maior proporção de resíduos recolhidos de forma seletiva, superior a 44%.

Em 2023, cada habitante produziu um total de 502 Kg de resíduos, o que equivale a uma média diária superior a um 1,3 Kg por habitante, e de 123 Kg de resíduos para recolha seletiva, uma média de 337gr por dia e habitante.

O volume de resíduos urbanos per capita duplicou a média nacional em quatro concelhos do Algarve, todos acima de 1000 kg/hab: Albufeira, Vila do Bispo, Loulé e Lagoa. A estes valores está naturalmente associado o peso do turismo e consequente acréscimo populacional sazonal.

Esta análise foi realizada com base nos dados do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais