Marcas automóveis reduzem 28% da sua rede em 20 anos
Marcas automóveis reduzem 28% da sua rede em 20 anos
placeholder
De acordo com informação recolhida pela Marktest e disponível no seu sistema de informação Sales Index, nos últimos 20 anos, as marcas de automóveis reduziram em 28% a sua rede de vendas e assistência.
Grupo Marktest
30 dezembro 2025

Segundo os dados recolhidos pela Marktest, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, em 2024 existiam um total de 1380 pontos de venda ou assistência de automóvel em Portugal, menos 528 do que há 20 anos.

Estes valores mostram um decréscimo assinalável na rede das marcas de automóveis a operar em Portugal, que passaram de 1908 para 1380 pontos de venda e assistência.

Os dados do Sales Index mostram ainda que 5 grupos automóveis são responsáveis por 70% da rede nacional, com o Grupo Stellantis (com as marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroen, Fiat, Jeep, Opel e Peugeot) a responder por 29% do total de pontos de venda e assistência automóvel no país.

O Grupo Volkswagen é responsável por 15% destes estabelecimentos, com as marcas Audi, Seat, Skoda e Volkswagen, um valor próximo do Grupo Renault, que representa 14%, com as marcas Dacia e Renault.

Em termos regionais, o decréscimo foi observado em todo o país, com Lisboa e Porto a perderem o maior número de pontos de venda e assistência automóvel (92 e 41, respetivamente), seguidos de Almada, Tomar, Sintra e Elvas.

Contrariando a tendência geral, Braga, Gondomar, Portimão, Leiria e Oeiras têm hoje mais pontos de venda e assistência automóvel do que há 20 anos, assim como 21 outros concelhos do país.

Em 143 concelhos não se verificou qualquer alteração face a 2004 (dos quais, 133 continuam a não ter nenhum concessionário automóvel das marcas em análise), enquanto em 139 este número baixou nestes 20 anos. 63 destes concelhos registavam há 20 anos algum destes estabelecimentos e agora não têm nenhum.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.