Atlas do Dinamismo Concelhio
Atlas do Dinamismo Concelhio
placeholder
Sabia que foi no concelho de Alcochete que mais aumentou o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem nos últimos 20 anos?
Grupo Marktest
10 fevereiro 2026

Iniciámos no início deste ano um novo olhar pelos concelhos portugueses: quem mais se destacou pela positiva ou negativa nos últimos 20 anos? Com base em informação disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, analisamos como evoluiu o país em diferentes domínios: do ambiente ao turismo, da indústria automóvel ao sector financeiro, da educação à cultura e muito mais.

Esta semana analisamos o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem (TCO). De acordo com a informação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, publicada pelo INE, em 2023 o ganho médio mensal dos TCO era de 1467 euros, mais 617 euros do que há 20 anos quando se situava nos 850 euros. O valor cresceu assim 72.5% nestas duas décadas.

Alcochete e Castro Verde destacam-se claramente neste indicador. O primeiro foi o concelho que registou um maior aumento nesta remuneração, que mais do que duplicou, ao passar de 901 euros em 2003 para 2339 euros em 2023, sendo agora o segundo concelho onde os TCO têm um maior ganho mensal.

Castro Verde, pelo seu lado, apresenta o valor mais elevado em 2023 e ocupa a segunda posição no crescimento deste indicador. Neste concelho, o ganho médio mensal dos TCO atinge 2479 euros em 2023, mais do que duplicando o valor de 1003 euros registado em 2003.

Sines é o terceiro com maior ganho dos TCO, com 2181 euros mensais. Vila do Porto, nos Açores, e Oeiras são os outros dois concelhos do país onde o ganho médio mensal dos TCO excede os dois mil euros em 2023.

Na variação face a 2003, além de Alcochete e Castro Verde, também em Vila do Porto, Oleiros, Santa Cruz das Flores e Grândola o crescimento observado foi superior a 120% e em 19 outros concelhos este valor também mais do que duplicou nos últimos 20 anos.

Embora em nenhum concelho do país se tenha registado um decréscimo deste indicador, o seu crescimento foi menos acentuado em Azambuja, Porto Moniz, Vila Velha de Ródão, Oeiras e Câmara de Lobos, onde o aumento não atingiu os 50%.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.