Ficha Metodológica



1. Universo

O universo deste estudo é constituído por indíviduos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes nas regiões da Grande Lisboa (Lisboa Cidade, Almada, Loures, Amadora, Sintra, Cascais, Oeiras e Odivelas) e Grande Porto (Porto Cidade, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Valongo e Maia).



2. Amostra e Modo de Selecção

A amostra de estudo é constituída por 251 entrevistas e apresenta-se distribuída da seguinte forma:



Sexo
Masculino 115 entrevistas
Feminino 136 entrevistas
Idade
18/24 Anos 32 entrevistas
25/34 Anos 47 entrevistas
35/44 Anos 44 entrevistas
45/54 Anos 47 entrevistas
55/64 Anos 38 entrevistas
Mais de 64 Anos 43 entrevistas
Região
Grande Lisboa 165 entrevistas
Grande Porto 86 entrevistas

Total:

251 entrevistas


O erro de amostragem desta sondagem, para um intervalo de confiança de 95% (P=50%) é de +/- 6.19%.



Modo de Selecção

A selecção dos lares a inquirir foi efectuada aleatoriamente, com base nas listas telefónicas da região da Grande Lisboa e Grande Porto. A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes variáveis: sexo, idade e região do entrevistado.



Recolha da Informação

A recolha da informação foi realizada através de um questionário estruturado constituido por perguntas fechadas. As entrevistas foram recolhidas telefonicamente e registadas de imediato em computador através do Sistema CATI ("Computer Assisted Telephone Interview").

A recolha da informação foi realizada a partir dos escritórios da MARKTEST, em Lisboa, tendo decorrido no dia 23 de Julho de 2003.

Trabalharam nesta sondagem telefónica um total de 44 entrevistadores especializados neste tipo de entrevistas.

Todo o trabalho de recolha foi coordenado e supervisionado no local pelos coordenadores do estudo, sendo feito posteriormente supervisão telefónica através de um 2º contacto para o lar dos entrevistados, a cerca de 12% do trabalho realizado por cada entrevistador.