Atlas Social de Portugal 2010

Apresentação

O estudo Atlas Social de Portugal 2010 é uma análise realizada pela Marktest Consulting com base em informação produzida pelas entidades oficiais e pelas empresas do Grupo Marktest. Pretende contribuir para um melhor conhecimento da estrutura demográfica e social dos concelhos de Portugal Continental.

A análise apresenta, para todos os concelhos do Continente, os indicadores demográficos e sociais mais relevantes para conhecer a sua própria dinâmica e estrutura social, permitindo detectar oportunidades e desafios ao nível concelhio.

O foco principal desta análise é a estrutura de classes sociais dos concelhos portugueses, uma informação apenas disponível no Grupo Marktest.

Para a realização desta análise, utilizou-se uma base de mais de 375 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest no período compreendido entre o ano 2006 e o 1º semestre de 2010. Alem da classe social, estes dados permitiram também conhecer a estrutura ocupacional de cada concelho do Continente assim como caracterizar a sua população residente de acordo com os seus níveis de instrução.

Para além dos dados exclusivos do Grupo Marktest, esta análise apresenta também os principais indicadores demográficos produzidos pelo INE ao nível concelhio (população residente, densidade populacional, taxas de natalidade, mortalidade, nupcialidade, estrutura etária da população, índices de envelhecimento, crescimento natural da população, entre outros), assim permitindo uma melhor visão sobre o território do Continente.

A informação disponível nesta análise permitirá aos organismos públicos e instituições académicas e sociais, por um lado, e às empresas, por outro, obter dados para responder aos desafios que a actual conjuntura coloca e ajustar de forma mais racional as suas estratégias de intervenção local.

O que permite?

  • Conhecer a estrutura demográfica dos concelhos do Continente
  • Conhecer a estrutura social destes concelhos
  • Identificar concelhos socialmente mais vulneráveis
  • Identificar concelhos com maior potencial de localização de actividades comerciais
  • Identificar novas oportunidades regionais
  • Definir prioridades de acções regionalizadas
  • Hierarquizar concelhos com base na sua estrutura demográfica e social
  • Identificar os concelhos com maior potencial de crescimento

placeholder

Atlas Social de Portugal 2010, em relatório PDF

Preços:
Atlas Social de Portugal 2010:
€500
(+23.0% IVA)
placeholder Comprar