O processo Face Oculta nas notícias de Tv

RTP1, RTP2, SIC e TVI dedicaram mais de 9 horas de informação ao denominado processo Face Oculta, de acordo com uma análise da MediaMonitor para o período compreendido entre 28 de Outubro e 8 de Novembro de 2009.

Grupo Marktest,  10 novembro 2009

No período compreendido entre 28 de Outubro e 8 de Novembro de 2009, foram 285 as notícias emitidas nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI que tiveram como tema o denominado Processo Face Oculta.

A SIC emitiu mais notícias sobre este assunto e deu-lhe mais tempo em grelha, com 92 matérias de 2 horas e 48 minutos de duração.

No dia 5 de Novembro, 4ª feira, foi quando mais tempo foi dedicado a este tema nestes canais, com 37 notícias de 1 hora e 43 minutos de duração.

Armando Vara é a personalidade mais referida nestas matérias. Do total de 285 notícias sobre o caso, 77 continham referências directas a Vara no lead. Estas matérias tiveram 3 horas e 19 minutos de duração total.

Manuel Godinho é a segunda personalidade mais referida nestas notícias, com 53 matérias de 1 hora e 43 minutos de duração.

José Sócrates é o terceiro mais referido, em 30 notícias de 1 hora e 13 minutos de duração.

Esta análise teve como base o serviço Telenews da MediaMonitor. Os programas incluídos nesta análise são os principais programas de informação da TV portuguesa (canais generalistas). RTP1 – Telejornal e Jornal da Tarde, RTP2 – Jornal 2, SIC – Jornal da Noite e Primeiro Jornal e TVI – Jornal Nacional e Jornal da Uma. Foram consideradas todas as notícias com referências ao processo “Face Oculta” no período considerado. Importa salientar que o tempo total atribuído a cada protagonista é a soma do tempo das notícias onde foi referenciado ou teve intervenção e não o tempo de exposição exclusiva desse protagonista. Consideraram-se apenas os protagonistas referenciados no lead de cada notícia. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais