Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Erupção vulcânica na Islândia provoca o caos nas comunicações aéreas europeias, principal destaque nos noticiários de TV na semana de 12 a 18 de Abril, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
20 abril 2010

Aeroportos fechados e ligações terrestres sem conseguir responder à maior procura por parte de passageiros e turistas foram os efeitos mais visíveis da erupção vulcânica na Islândia. O Presidente Cavaco Silva foi um dos líderes políticos vítima do encerramento do espaço aéreo europeu, sendo obrigado a regressar a Portugal, depois de concluída uma visita de estado à República Checa, percorrendo grande parte do trajecto por via terrestre.

O processo Face Oculta voltou à ribalta noticiosa. Por um lado, com a anunciada destruição das escutas envolvendo o Primeiro-ministro José Sócrates, por outro lado com a Comissão Parlamentar de Inquérito à compra da TVI pela PT, designada PT/TVI, que se apresta para iniciar trabalhos com o Primeiro-ministro a responder por escrito às perguntas da comissão. De referir ainda a divulgação dos acusados no caso TagusPark, com Luís Figo a ser ilibado pelo Ministério Público.

Merece igualmente destaque: a nível internacional, realizou-se o funeral do Presidente Polaco, marcado pela não presença de muitos líderes políticos, devido às dificuldades nas viagens aéreas no norte da Europa. Em Portugal prepara-se a visita do Papa Bento XVI numa altura em que o Vaticano está sob as luzes mediáticas, devido aos vários escândalos ligados à pedofilia em instituições católicas de vários países. No desporto, a Liga Sagres está ao rubro com a marcação directa do SC Braga ao líder SL Benfica quando faltam 3 jornadas para terminar a competição.

Por último, de destacar as manifestações de solidariedade com a Madeira durante a Festa da Flor, e a aprovação do PEC Português pela Comissão Europeia.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa