Os jovens em Portugal
Os jovens em Portugal
placeholder
O Dia Internacional da Juventude vai comemorar-se no próximo dia 12. Conheça a importância deste grupo demográfico em Portugal.
Grupo Marktest
10 agosto 2010
placeholder

Os dados do Instituto Nacional de Estatística disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest permitem fazer uma caracterização demográfica do país e entender os principais movimentos demográficos pelos quais passou ao longo das últimas décadas.

Entre 1900 e 2009, uma das mais importantes alterações ao nível demográfico do país prende-se com a quebra da taxa bruta de natalidade, que regrediu mais de três vezes neste período, passando de 30 nascimentos por 1000 habitantes em 1900 para 9.4 nascimentos por 1000 habitantes em 2009.

Outro dos movimentos mais significativos a que assistimos foi a quebra da taxa bruta de mortalidade, que passou para metade neste período, de 20 óbitos por 1000 habitantes em 1900 para 9.8 óbitos por 1000 habitantes em 2009.

Desde 2007 o número de óbitos superou o número de nascimentos em Portugal, o que significa também que a nossa população não tem capacidade de renovação geracional, com todas as implicações sociais, económicas e familiares desse facto.

placeholder

Temos assim um Portugal mais envelhecido. Os jovens dos 15 aos 24 anos representam actualmente 11.1% da população residente, abaixo dos 18.1% que representavam no início do século XX e descendo de forma significativa desde os Censos de 1991.

No outro extremo, os idosos com mais de 64 anos viram o seu peso no conjunto dos efectivos populacionais triplicar desde 1900, ao passar de 5.7% para 17.9% em 2009.

placeholder

Em termos regionais, o Norte do Continente e as Regiões Autónomas apresentam uma estrutura demográfica mais rejuvenescida. O mapa assinala a escuro os concelhos onde o peso dos jovens dos 15 aos 24 anos é superior à média nacional (11.1%).

No topo da lista dos concelhos onde os jovens têm maior peso no conjunto dos residentes encontramos 9 concelhos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Nestes concelhos, os jovens desta faixa etária representam mais de 14.5% da população total.

Ribeira Grande é o que apresenta maior peso de jovens, com 17.5%, seguido de Câmara de Lobos (17.1%) e Vila Franca do Campo. Lagoa (Açores), Povoação, Porto Moniz, Vila do Porto, Ponta Delgada, Ponta do Sol e Felgueiras completam a lista dos concelhos onde este grupo demográfico tem maior peso.

Esta análise foi realizada com base em dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index , cuja filosofia é fornecer aos utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país..

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt