38 500 notícias no semestre
38 500 notícias no semestre
placeholder
No primeiro semestre de 2010, os quatro canais nacionais de sinal aberto emitiram mais de 38 500 notícias nos seus "jornais" regulares, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
17 agosto 2010

De Janeiro a Junho de 2010 foram 38 582 as notícias emitidas pelos programas regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI. Neste primeiro semestre Março foi o mês com maior número de peças jornalísticas: 7155.

placeholder
placeholder

As notícias emitidas neste semestre tiveram uma duração total superior a 1252 horas, uma média diária de 1 hora e 43 minutos por canal. O tempo de emissão noticiosa foi maior em Março, com 217 horas.

placeholder

Estas notícias tiveram uma duração média de 1 minuto e 57 segundos, um valor mais elevado em Junho, quando as peças apresentadas duraram, em média, 2 minutos e 6 segundos.

placeholder

Quanto à audiência média das notícias destes programas informativos, Janeiro foi o mês mais favorável, com 7.9%. A partir daí tem sido gradual a baixa das audiências das notícias destes canais. Este padrão ocorreu igualmente no mesmo semestre dos três anos anteriores.

placeholder

A RTP1 ofereceu mais notícias, com 13260, e dedicou-lhes mais tempo em grelha, com 449 horas de duração. Já a duração média das notícias foi mais elevada na RTP2, com 2 minutos e 3 segundos.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido de 1 de Janeiro a 30 de Junho 2010, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais