Sondagens legislativas actualizadas
Sondagens legislativas actualizadas
placeholder
O Dossier sobre sondagens legislativas, disponível no site do Grupo Marktest, conta com informação actualizada sobre todas as sondagens legislativas realizadas desde o último acto eleitoral. Confira as tendências.
Grupo Marktest
24 maio 2011

placeholderO Dossier sobre sondagens para as próximas eleições legislativas, actualizado regularmente sempre que resultados de novas sondagens são publicados, conta neste momento com 80 sondagens realizadas por 6 empresas (Aximage, Euroexpansão, Eurosondagem, Intercampus, Marktest e Universidade Católica). O Dossier congrega todas as sondagens publicadas desde as últimas eleições legislativas, Outubro de 2009, ou depositadas no site da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Até ao momento, a Aximage e a Eurosondagem foram as empresas que mais sondagens realizaram, com 21 cada empresa. A Marktest realizou 17 sondagens, a Intercampus 15, a Universidade Católica 5 e a Euroexpansão uma.

As primeiras três empresas têm um Barómetro mensal, nomeadamente, para Correio da Manhã e Jornal de Negócios (Aximage), Expresso/SIC/Rádio Renascença (Eurosondagem) e Diário Económico/Semanário Económico e TSF (Marktest).

A Intercampus tem sobretudo realizado sondagens publicadas pela TVI e desde Maio está a usar uma metodologia de tracking poll (em que fornece resultados utilizando uma base móvel de entrevistas) estando a ser também publicadas pelo jornal Público, que fornecerá nestas últimas semanas dados duas vezes por semana.

A Eurosondagem iniciou entretanto com o Expresso, SIC e Rádio Renascença a divulgação diária dos resultados de sondagens. Recordamos que nas eleições Presidenciais de 2006, a Marktest também realizou sondagens com publicação diária de resultados, que podem ser consultados aqui.

Relativamente à Universidade Católica, os resultados são publicados pela RTP, Antena 1, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

Em número de entrevistas, a Eurosondagem foi quem realizou um maior número, num total de 23 mil, uma média de 1098 por sondagem. A Universidade Católica, pelo seu lado, é quem tem utilizado amostras de maior dimensão, de 1225 entrevistas em média.

Os resultados disponíveis mostram que, relativamente às 10 sondagens já publicadas durante o mês de Maio, o PSD surge na liderança das intenções de voto, com uma média de 36.0%. O PS obtém um valor médio de 34.0% e o CDS-PP 11.7%. A CDU surge como quarta força política com 7.8% de intenções de voto e o BE com 6.2%, enquanto outros partidos, brancos ou nulos totalizam em média 4.3% das intenções de voto.

Para estar actualizado sobre estas sondagens e para conhecer as metodologias adoptadas, bem como analisar a dinâmica evolutiva revelada por estes estudos de opinião, consulte o Dossier Legislativas ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais