Marktest revela reputação de marcas de media A Marktest apresenta pelo segundo ano consecutivo as conclusões do estudo "Marktest Reputation Índex - Media" (MRI), que analisa a reputação das marcas de media, analisando factores como a confiança, a imagem ou a satisfação. O estudo tem por objectivo posicionar as marcas num ranking, permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos. O MRI permite ainda a comparação da reputação da marca face aos utilizadores versus não utilizadores da marca bem como analisar género, idade, classe social e região do perfil dos indivíduos onde a marca tem maior ou menor reputação. Por fim, a marca tem ainda acesso aos níveis de satisfação e recomendação dos seus utilizadores/consumidores face à média do sector em que se inserem. Neste índice, a reputação resulta de uma média de valores obtidos para as variáveis Imagem da marca e Confiança gerada pela marca, normalizados para um Índice (0-100). O universo do estudo é constituído por indivíduos dos 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental. A amostra, proporcional e representativa, é constituída por cerca de 1525 indivíduos. Para o sector dos Media, a Marktest decidiu avaliar 48 marcas distribuídas pelos diferentes meios televisão, imprensa e rádio. Em 2011 o ranking das 10 marcas de media com maior reputação é o seguinte: Os resultados do MRI - Media permitem ainda verificar que: - O meio "rádio" foi o que obteve uma reputação média mais elevada. Com um índice médio de 69.27, a rádio posiciona-se na liderança entre os meios de comunicação social. Segue-se a imprensa semanal de informação geral, com uma média de 68.36 pontos. As televisões têm uma média de 67.64.
- A liderança do ranking geral de media é ocupada pela RFM, com um índice de reputação de 76.89. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos.
- Quatro marcas de rádio (RFM, TSF, Comercial e Antena 1) conseguem atingir o top 10 do ranking.
- A rádio de informação com maior índice de reputação é a TSF, que surge em terceiro lugar no ranking geral, com 74.33. O seu índice de reputação mais elevado verifica-se junto dos indivíduos do sexo masculino, indivíduos com idades compreendidas entre os 35/44 anos, da região do Grande Porto e classe A/B.
- A liderança na imprensa é ocupada pela "Visão", revista que ocupa o segundo lugar do ranking geral com 75.33. Lidera na confiança, imagem, satisfação e recomendação.
- O "Expresso" vence entre os jornais, com um índice de reputação de 74.11, alcançando o quarto lugar no ranking geral. Com uma reputação mais elevada junto dos indivíduos pertencentes à classe A/B, a reputação do jornal Expresso é transversal à maioria das variáveis sócio-demográficas.
- Entre as televisões, a RTP é o canal com maior índice de reputação (73.67) e surge em 5.º lugar no ranking geral. É o canal que transmite maior confiança e que tem melhor imagem, enquanto a SIC, o segundo canal no ranking, é o que reúne maior score de satisfação.
- O "Jornal de Notícias" lidera entre os jornais diários, com um índice de 71.06, ocupando a 9.ª posição no ranking geral. O "JN" vence nos indicadores de confiança, imagem, satisfação e recomendação, apresentando maior reputação na região do Grande Porto.
- Além do "JN" consta também no top 10 o "Público", com um índice de reputação de 70.94, apresentando valores mais elevados junto dos indivíduos com idades compreendidas entre 15/24 anos e 45/54 anos e da classe A/B.
- A "Exame" é a revista mensal com maior índice de reputação - 69.56, ocupando o 12.º lugar no ranking. Obtém scores superiores à média do segmento em todas as variáveis sócio-demográficas.
- A "Rotas & Destinos" é a revista de viagens com melhor reputação (62.72).
- O "Jornal de Negócios" lidera o ranking na categoria dos jornais de informação económica, com um índice de 67.11. Ocupa a 17.ª posição no ranking geral.
- O "Diário Económico" obtém 66.78 de índice. Apesar da proximidade dos valores obtidos, o Jornal de Negócios obtém ligeira vantagem nas variáveis confiança e recomendação. Já o Diário Económico obtém uma ligeira vantagem nos indicadores imagem e satisfação.
- O "Record" é o jornal desportivo com o maior índice no segmento: 58.33, ocupando a 31.ª posição no ranking geral. Obtém maior índice nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos.
- A "Caras" lidera nas revistas semanais, com um índice de 51.72, ocupando o 43.º lugar no ranking geral. Destaca-se no segmento 35/44 anos.
Contacte-nos para mais informações sobre este assunto. |