Quatro bancos responsáveis por metade dos balcões em Portugal
Quatro bancos responsáveis por metade dos balcões em Portugal
placeholder
Uma análise dos dados da Associação Portuguesa de Bancos, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, mostra que metade das dependências bancárias existentes em Portugal pertence a quatro instituições apenas.
Grupo Marktest
12 julho 2011
placeholder

De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB) disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, em 2009 os bancos a operar em Portugal tinham uma rede composta por 6179 dependências bancárias.

O Millennium bcp é o banco com uma maior rede, de 903 estabelecimentos, presente em 237 dos 308 concelhos do país. A Caixa Geral de Depósitos possui a segunda maior rede, com 848 agências em 307 concelhos (apenas não está presente no concelho de Porto Moniz) e o BPI a terceira, com 751 dependências em 216 concelhos.

Se a estas três entidades juntarmos o BES, que possui 705 balcões em 214 concelhos, obtemos mais de metade do total de 6179 dependências contabilizadas pela APB . Juntas, estas quatro entidades são responsáveis por 51.9% da rede bancária total.

Considerando um dos indicadores mais utilizados da aplicação, o índice de poder de compra (sales index, que dá o nome à aplicação), vemos que o BES é o banco cuja rede tem a maior correlação com a distribuição deste índice no Continente. Com uma correlação de 0.981, o BES está muito perto do valor obtido pelo Millennium bcp, cuja rede tem com o índice de poder de compra uma correlação de 0.978. A rede do Santander Totta obtém valores não muito distantes, com uma correlação de 0.974 com o índice de poder de compra.

Recordamos que a correlação é uma medida da relação existente entre duas variáveis. A correlação varia entre 0 (se for inexistente) e 1 (correlação perfeita) e pode ser de sentido negativo ou positivo.

Nos exemplos dados, onde se registam valores próximos de 1, podemos dizer que existe uma forte correlação entre estes pares de variáveis (rede dos bancos e índice de poder de compra), o que significa que as variáveis "andam" no mesmo sentido, ou seja, nos concelhos onde há maior número de agências destes bancos também há mais poder de compra e vice-versa.

O quadro lista as dez instituições que registam uma maior correlação entre a distribuição regional da sua rede e a distribuição regional deste índice.

placeholder

Os elementos constantes nesta análise estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest. Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais