Fnac lidera reputação na distribuição não alimentar
Fnac lidera reputação na distribuição não alimentar
placeholder
O Marktest Reputation Index para a área da grande distribuição coloca a Fnac na liderança do segmento não alimentar. O Continente lidera o ranking geral.
Grupo Marktest
2 agosto 2011

A Marktest apresenta pelo segundo ano consecutivo as conclusões do estudo "Marktest Reputation Index - Grande Distribuição" (MRI), que estuda a reputação das marcas de vários sectores da actividade económica, analisando factores como a confiança, a imagem ou a satisfação.

O MRI tem por objectivo posicionar as marcas num ranking, permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos. O MRI permite ainda a comparação da reputação da marca entre os utilizadores e não utilizadores da mesma, bem como a análise do género, idade, classe social e região dos indivíduos onde a marca tem maior ou menor reputação. A marca tem ainda acesso aos níveis de satisfação e recomendação dos seus utilizadores/consumidores face à média do sector em que se insere. Neste índice, a reputação resulta de uma média dos valores obtidos para as variáveis Imagem da marca e Confiança gerada pela marca, normalizados para um Índice (0-100).

Os resultados do MRI agora divulgados mostram que o Continente foi a marca de distribuição que obteve um índice de reputação mais elevado - 79.17. É a marca que transmite maior confiança (8.13) e que tem melhor imagem (8.12).

placeholder

Em segundo lugar no ranking geral, surge o Pingo Doce, com um índice de 77.89. A marca do Grupo Jerónimo Martins vence o Continente em termos de satisfação (8.25 contra 8.20 do Continente) e de recomendação (8.21 contra 8.18).

O top 5 é constituído ainda pela Fnac, que lidera o ranking se considerarmos o sector de distribuição não alimentar; pela Worten e pelo Ikea. No top 5, a Fnac é a que lidera em termos de satisfação, batendo os restantes quatro, com 8.27 nesse indicador. No top 5, o Ikea ganha no índice de recomendação, com 8.39.

O Continente obtém scores acima da média da distribuição. A marca consegue os seus níveis de reputação mais elevados junto das mulheres (80.76) e junto dos indivíduos entre os 15/24 anos (82.39). O Pingo Doce também obtém os seus melhores valores entre as mulheres (79.76) e junto dos indivíduos com idades entre 15/24 e 25/34 anos.

Ainda no top 5, a Fnac destaca-se entre os indivíduos mais jovens, na faixa etária dos 15/24 anos (83.83) e dos 45/54 anos (80.94). Ao nível da classe social, esta marca consegue um maior nível de reputação junto da classe A/B (80.56). A Worten tem também o seu maior MRI entre os 15/24 anos e destaca-se nas regiões sul (78.61) e Interior Norte (78.39). Finalmente, no top 5, o Ikea tem um maior índice de reputação entre os 15/24, 45/54 e mais de 65 anos.

No ranking global das 18 marcas da Grande Distribuição, a Decathlon, apesar de não constar no top 5, consegue bater todas as outras em dois índices: satisfação dos seus clientes (8.33) e recomendação por parte dos seus clientes (8.46).

Fora do top 5, e considerando apenas a categoria alimentar, o ranking geral é constituído pelo Lidl, que tem um índice de reputação de 66.83, pelo Dia Minipreço, com 65.67, e pelo Intermarché, com 63.11.

O universo do MRI é constituído por indivíduos dos 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental. A amostra, proporcional e representativa, é constituída por cerca de 1512 indivíduos. Para o sector da Grande Distribuição, a Marktest avaliou 18 marcas: Continente, Dia Minipreço, Intermarché, Jumbo, Lidl, Pingo Doce, AKI, Decathlon, El Corte Inglês, Fnac, Worten, Leroy Merlin, Ikea, Sportzone, Media Markt, Wells, Rádio Popular, Vobis.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais