Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Saúde em Portugal marcou a semana informativa de 2 a 8 de Janeiro de 2012, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
10 janeiro 2012

O grande tema da última semana foram os serviços de saúde em Portugal. A redução do preço dos medicamentos genéricos, a cobrança de serviços até aqui gratuitos nos centros de saúde, os problemas com implantes mamários e a greve dos bombeiros ao transporte de doentes não urgentes, foram alguns dos assuntos em destaque. O serviço Telenews registou 140 notícias e 4 horas de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora e meia e 56 notícias sobre o tema.

placeholder
placeholder

O futebol português foi igualmente assunto em destaque na última semana. A jornada da Taça da Liga, a disputa do clássico Sporting x FC Porto e a liderança do Benfica na Liga Zon Sagres foram alguns dos temas desportivos da última semana. O serviço Telenews identificou 147 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão e 53 notícias emitidas.

placeholder

Por último, outro tema em foco foi a notícia acerca da deslocalização para uma sociedade financeira Holandesa da propriedade do Grupo Jerónimo Martins em Portugal. O serviço Telenews contabilizou 64 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 50 minutos de emissão e 27 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos da última semana, a temática dos preços na Saúde esteve em destaque. Os preços dos medicamentos genéricos e o custo do atendimento médico nos centros de saúde foram os principais temas. Estas notícias foram abertura de jornal em 14% dos programas considerados.

placeholder

Notícias em destaque

Nesta semana a notícia com maior audiência média foi emitida no Jornal das 8 na TVI no dia 8, que registou 17.3% de audiência média e 39.1% de share de audiência e que dava conta das manifestações em Bilbau de apoio aos prisioneiros da RTA.

Veja aqui a notícia.

A notícia com maior quota de audiência da semana foi transmitida no Jornal da Uma da TVI no dia 4. Com 40.4% de share de audiência, a notícia referia-se ao primeiro leilão de dívida pública nacional, que viu baixar os juros.

Veja aqui a notícia.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais