Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Temas económicos marcaram a semana informativa de 9 a 15 de Janeiro de 2012, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
17 janeiro 2012

Os temas económicos foram o principal assunto noticioso da última semana. A baixa de rating de vários países do Euro, as metas do orçamento de estado para 2012 em risco perante o cenário de recessão e a concertação social foram os temas em foco. O serviço Telenews registou 137 notícias e 4 horas de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora e meia e 58 notícias sobre o tema.

O naufrágio do navio de cruzeiro Costa Concórdia ao largo da Toscânia em Itália foi igualmente assunto em destaque. As circunstâncias do incidente e a existência de passageiros portugueses envolvidos foram os aspetos mais focados nos noticiários. O serviço Telenews identificou 58 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 1 hora de emissão e 22 notícias emitidas.

Por último, o início da última fase da transição para a emissão digital de TV foi outro tema em foco. De forma faseada, os emissores que asseguram a emissão analógica de TV têm vindo a ser desligados, sendo o sinal substituído pela emissão digital TDT. O serviço Telenews contabilizou 46 notícias e 1 hora e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 45 minutos de emissão e 20 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos da última semana, o naufrágio do navio Costa Concórdia ao largo da Toscânia em Itália foi o assunto com maior destaque. As notícias relacionadas com o tema foram abertura de jornal em 24% dos programas considerados.

Notícias em destaque

Nesta semana, a notícia com maior audiência média foi simultaneamente a que teve também maior share de audiência e foi transmitida pela SIC no dia 14, no seu Jornal da Noite. A notícia mostrava um excerto do novo programa da SIC Notícias, Conversas Improváveis, que na sua estreia colocou frente-a-frente Ricardo Araújo Pereira e Marcelo Rebelo de Sousa. A notícia, que teve cerca de 26 minutos de duração, registou 17.3% de audiência média e 41.4% de share de audiência.

Veja aqui a notícia.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais