Imagem de Presidente e Primeiro-ministo atinge mínimos

Imagem de Presidente e Primeiro-ministo atinge mínimos

placeholder

Os dados do Barómetro Político da Marktest de Abril indicam que tanto o Presidente da República como o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, atingiram o saldo de imagem mais baixo de sempre, o que significa que os portugueses foram este mês ainda mais críticos na avaliação negativa da sua actuação.

Grupo Marktest
15 maio 2012

Em Abril, os portugueses reprovaram novamente a actuação de todos os líderes partidários com assento parlamentar, bem como como a actuação do Presidente da República. Este último, chegou ao mês de Abril com o valor mais baixo de sempre: -34%.

No que respeita aos líderes partidários com assento parlamentar, o Primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi o líder partidário com o saldo de imagem mais baixo: -29.6%. É ainda de salientar que este valor foi o mais baixo desde que Pedro Passos Coelho foi eleito líder do PSD e correspondeu a uma quebra mensal de 14.8 pontos percentuais e anual de 6.7 pontos percentuais.

Paulo Portas, líder do CDS-PP, apresentou em Abril o segundo saldo de imagem mais baixo entre os líderes partidários com assento parlamentar: -28%. Este valor correspondeu a uma quebra mensal de 14.2 pontos percentuais e anual de 21.8 pontos percentuais.

António José Seguro, líder do PS, apresentou em Abril um saldo de imagem de -19.1%, subindo 0.3 pontos percentuais face a Março.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, obteve um saldo de -15.0% (o segundo valor menos negativo, entre os líderes partidários). Este valor correspondeu a uma subida mensal de 0.8 pontos percentuais e anual de 3.2 pontos percentuais.

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, foi novamente o líder partidário com melhor saldo de imagem, facto que se verifica desde Fevereiro. Ainda assim, este valor não foi além de -7.1%, correspondendo a uma subida mensal de 1.5 pontos percentuais e homóloga de 7.1 pontos percentuais.

O gráfico permite acompanhar a evolução da avaliação da actuação destas personalidades:

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica do Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais