Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Greve dos Professores foi o destaque na semana de 10 a 16 de Junho de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
18 junho 2013

placeholder O tema em destaque na última semana foi a anunciada greve dos professores. Governo e sindicatos negociaram até ao último momento para evitar a greve em período de exames nacionais, mas não chegaram a acordo. Governo e sindicatos mantiveram-se intransigentes nas suas posições. O serviço Telenews registou 152 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da SIC com mais de 2 horas de emissão e 51 notícias sobre o tema.

placeholder

As cerimónias oficiais do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas que decorreram em Elvas foram um dos temas da última semana. No seu discurso, o Presidente da Republica Cavaco Silva, reafirmou a sua posição defendendo a manutenção da actual conjuntura política. O Presidente Cavaco Silva, em visita a Bruxelas, surpreendeu os observadores com a posição de que o FMI deveria abandonar a Troika e deixar às instituições europeias a tarefa de encontrar solução para a Europa. O serviço Telenews registou no total 91 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 32 notícias emitidas.

placeholder

As Festas de Lisboa foram um dos temas da última semana. Dia 13 foi assinalado o dia de Santo António, feriado e dia de festa na cidade de Lisboa. Repetiram-se as várias tradições desta quadra, como os casamentos de Santo António, os arraiais populares, e a competição das marchas, com representantes de cada bairro a descer a Avenida da Liberdade. O serviço Telenews registou no total 65 notícias e quase 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 21 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca da anunciada greve dos professores e as negociações entre sindicatos e Ministério da Educação, que decorreram ao longo da última semana, foram notícia de abertura em 38% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais