Sondagens e resultados eleitorais nas autárquicas
Sondagens e resultados eleitorais nas autárquicas
placeholder
O site do Grupo Marktest acompanhou a publicação das sondagens elaboradas nos meses que precederam as eleições autárquicas, disponibilizando aos seus utilizadores dados actualizados de todas as sondagens publicadas na comunicação social ou disponíveis no site da ERC. Veja agora um balanço face aos resultados eleitorais obtidos.
Grupo Marktest
1 outubro 2013

placeholder O Dossier dedicado à divulgação de todas as sondagens eleitorais para as autárquicas publicadas nos meios de comunicação social ou no site da ERC, que o Grupo Marktest disponibilizou no seu site, contou com 86 sondagens para 28 concelhos.

Matosinhos e de Vila Nova de Gaia foram os concelhos com mais sondagens (8 cada). Em Lisboa, Porto e Sintra realizaram-se 7 sondagens e em Braga 6, tendo sido estes 6 concelhos aqueles cujas intenções de voto mais interesse despertaram aos vários agentes envolvidos.

A Eurosondagem foi a empresa que realizou mais sondagens, com 60, o que correspondeu a 70% do total.

A informação disponível neste Dossier foi relativa a um total superior a 61 mil entrevistas, 62% das quais realizadas pela Eurosondagem.

No que diz respeito aos concelhos alvo de maior número de sondagens, os resultados das sondagens publicadas na semana antes das eleições registaram, em média, um menor desvio face aos resultados obtidos no concelho de Sintra, apesar dos valores se terem aproximado muito entre os principais candidatos.

Neste concelho, a sondagem da Univ. Católica registou um desvio absoluto médio de 1.1 pontos percentuais relativamente aos resultados obtidos. O concelho deu a vitória ao candidato do PS, Basílio Horta, com 26.83% dos votos.

Pelo contrário, no concelho de Vila Nova de Gaia foi onde se observaram os maiores desvios absolutos médios, em especial na sondagem da GTriplo, com 4.9 pontos percentuais. Neste concelho, a vitória pertenceu a Eduardo Vítor Rodrigues, do PS, com 38.15% dos votos.

Em termos das candidaturas individuais, foi no concelho do Porto que se registou o maior desvio absoluto, com a candidatura de Rui Moreira a ser subavaliada em 12.75 pontos percentuais na sondagem da Eurosondagem e em menos 10.25 pontos percentuais na sondagem da Univ. Católica.

Para este conjunto de seis concelhos, vemos como as sondagens da Univ. Católica para os concelhos de Lisboa (1.3 pontos percentuais) e Sintra (1.1 pontos percentuais) foram as que mais se aproximaram dos resultados obtidos nas urnas.

placeholder

A análise não considera as previsões para votos brancos e nulos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais