A importância das redes sociais para as marcas
A importância das redes sociais para as marcas
placeholder
A Marktest está a lançar a edição de 2025 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais.
Grupo Marktest
9 setembro 2025

Os dados da Marktest presentes no estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, brevemente disponível para o mercado, vêm confirmar o papel estratégico que as redes sociais assumem na relação entre as marcas e os consumidores.

De acordo com os dados da edição de 2024, observou-se que 58% dos utilizadores de redes sociais seguem figuras públicas e 55% acompanham regularmente páginas de marcas.

O mesmo estudo revelava ainda que cada inquirido acompanha em média 22 entidades entre marcas, empresas ou grupos de interesse, mais sete do que no ano anterior, evidenciando um crescimento consistente do envolvimento dos consumidores com conteúdos comerciais e institucionais através das redes sociais.

Já no que respeita a tempo passado nas redes, este estudo, em 2024, revelava que os utilizadores entre os 15 e os 64 anos passavam em média 97 minutos por dia nas redes. Um valor que subia para cerca de 145 minutos entre os mais jovens. Ou seja, quase duas horas e meia diárias passadas em ambiente de redes sociais.

A análise de 2024 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais revelou ainda que o Instagram se consolidou como a rede social mais utilizada em Portugal, destronando o Facebook. O Instagram destaca-se também como a plataforma preferida para seguir figuras públicas, sendo as fotos, stories e vídeos os conteúdos mais apreciados, o que sublinha que a comunicação visual e imediata é cada vez mais fundamental para cativar audiências e gerar engagement. Apesar de uma utilização ligeiramente menor, o Facebook mantinha-se em 2024 com elevada penetração, com quase 90% dos utilizadores de redes sociais com conta ativa, seguido pelo WhatsApp (88,3%) e Instagram (82,1%).

Estando os portugueses tão ligados às redes sociais – e durante tanto tempo – é também natural que as estratégias de comunicação das marcas estejam cada vez mais atentas aos protagonistas do universo digital.

Já a informação presente no estudo da Marktest, Figuras Públicas e Digital Influencers, na sua edição de 2025, confirma que personalidades como Ana Garcia Martins (“A Pipoca Mais Doce”), Madalena Abecasis, Ricardo Fazeres ou Carolina Patrocínio podem ser cada vez mais aliados estratégicos para gerar proximidade e aumentar o alcance das marcas.

Outro ponto-chave do estudo é a valorização de atributos como Simpatia, Honestidade e Credibilidade, destacados por grande parte dos inquiridos como essenciais numa campanha. O sucesso já não depende apenas do número de seguidores, mas sobretudo da forma como o influenciador é percecionado pelo público. Para as marcas, a oportunidade está em trabalhar com perfis que combinem alcance com valores alinhados com a sua identidade ou propósito, criando campanhas que não só geram visibilidade, mas também confiança e envolvimento real.

Considerando os dados apresentados, torna-se clara a importância das redes sociais na estratégia de comunicação das marcas.

Num país onde passamos quase 2h30 por dia nas redes, as marcas que não souberem contar boas histórias correm o risco de serem ignoradas — e no digital, ser ignorado é o pior destino possível.

Estes são alguns dos dados analisados no estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, assim como nos dois dashboards disponíveis na plataforma YumiAnalytics web desenvolvida pela Markdata e TWA, empresas do Grupo Marktest: Dashboard 2025 e Tendências 2015-2025.

Este artigo é um resumo da publicação disponível na página da Marketeer. Veja aqui o texto integral.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

placeholder
Esperança Afonso
Directora na Direcção de Marktest Consulting na Marktest

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • AdSummit

    Evento online para profissionais de Marketing Digital.

    15 a 17 de outubro de 2025

    AdSummit

    [email protected]

  • B9+ European Digital Summit

    Neste evento estarão reunidos líderes empresariais, especialistas e decisores políticos para debater três eixos estratégicos: competitividade digital europeia, simplificação regulatória e inteligência artificial.

    16 de outubro de 2025

    APDC - Digital Business Community e CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

    Auditório do Pavilhão de Portugal, Lisboa

    [email protected]