Utilizadores de redes sociais preferem o uso de tom informal
Utilizadores de redes sociais preferem o uso de tom informal
placeholder
De acordo com os dados do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, a maioria dos seguidores de marcas nas redes sociais preferem o uso de um tom menos formal por parte das marcas.
Grupo Marktest
3 janeiro 2023

O estudo da Marktest, Os Portugueses e as Redes Sociais, revela que cerca de dois terços dos seguidores de marcas nas redes sociais afirmam que o tom mais adequado para a marca se dirigir aos seus seguidores nas suas páginas é um tom menos formal (por tu).

Tendo como base de análise os utilizadores de redes sociais que disseram seguir marcas, observa-se no gráfico abaixo que 63.4% preferem que as marcas se dirijam aos seus utilizadores de um modo menos formal.

Analisando estes dados por faixa etária, esta preferência chega os 84% junto dos mais jovens e baixa para 55% junto dos mais velhos.

placeholder
Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 11 e 22 de julho de 2022, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 621 mil indivíduos.

Contacte-nos para mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 2ª Jornadas Técnicas da Imprensa Regional

    2ª edição destas Jornadas Técnicas da Imprensa Regional, com sessões presenciais, gratuitas, com espaço para formação, debate e networking entre diretores, jornalistas e outros profissionais dos media regionais.

    17 de abril a 19 de junho de 2026

    Associação Portuguesa de Imprensa

    Fundão, Lisboa e Vila Real

    [email protected]

  • Unicorn summit 2026 - Europe Edition

    Um evento para ligar inovadores, fundadores e investidores, promovendo parcerias, financiamento e novas ideias para moldar o futuro.

    30 a 31 de maio de 2026

    Unicorn Summit

    Grande Auditório ISCTE-IUL, Lisboa

    [email protected]