Um quarto do poder de compra em seis concelhos
Um quarto do poder de compra em seis concelhos
placeholder
Lisboa, Porto, Sintra, Oeiras, Vila Nova de Gaia e Cascais. Nestes seis concelhos concentra-se um quarto do poder de compra do Continente, segundo os dados disponíveis na aplicação Sales Index da Marktest.
Grupo Marktest
8 abril 2014

placeholder Criado pela primeira vez em 1992, o índice sales Index permite acompanhar anualmente como se caracterizam os concelhos do Continente em relação aos indicadores de poder de compra regional.

A edição de 2014 deste índice mostra-nos um país assimétrico, com um elevado peso de um conjunto muito restrito de concelhos.

Este índice, que totaliza 1000 no conjunto dos 278 concelhos do Continente, apresenta um valor máximo em Lisboa (111.8‰). Porto é o segundo concelho com maior poder de compra, seguido de Sintra, Oeiras, Vila Nova de Gaia e Cascais.

Estes seis concelhos, que ocupam uma área inferior a 1% do território do Continente, são responsáveis por mais de um quarto (26%) do seu poder de compra.

O mapa mostra a representação concelhia do sales index, assinalando num tom mais escuro estes seis concelhos que, em conjunto, concentram mais de um quarto do poder de compra do Continente.

O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e constitui uma referência na aplicação para o Geomarketing Sales Index , que a Marktest desenvolve desde então. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.