7.8% do território com metade das dependências bancárias do país

7.8% do território com metade das dependências bancárias do país

placeholder

Analisando os dados da Associação Portuguesa de Bancos, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, é possível observar a concentração de dependências bancárias em Portugal, em que metade destas se localiza em apenas 7.8% do território.

Grupo Marktest
22 abril 2014

Considerando com os dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB) disponíveis no sistema de geomarketing sales Index, em 2012, os bancos a operar em Portugal tinham uma rede composta por 5927 dependências bancárias.

O concelho de Lisboa é aquele onde um maior número de dependências bancárias se concentra, com 615 estabelecimentos, um valor que corresponde a 10.4% do total. Porto, com 261, e Sintra, com 142, são os outros concelhos com maior número de balcões de bancos.

Metade (50.6%) destes estabelecimentos está concentrada em 32 dos 308 concelhos do país, que ocupam 7.8% da sua área total, estando estes concelhos -se assinalados a laranja no mapa.

De acordo com os elementos disponíveis no Sales Index, nestes de 32 concelhos reside 49% da população do país e 49.6% das famílias. Este conjunto de concelhos é responsável por 55.0% do poder de compra do Continente, por 51.3% dos estabelecimentos de empresas existentes no país e por 58.2% das pessoas ao serviço. Aqui localizam-se ainda 54.4% dos caixas Multibanco, onde se regista 55.3% do valor total dos levantamentos aí efectuados ao longo do ano.

Em termos comparativos com os valores médios nacionais, estes concelhos estão muito acima da média, como o evidencia a imagem seguinte, onde se comparam a média destes 32 concelhos com a média nacional para um conjunto de variáveis disponíveis no Sales Index.

Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e constitui uma referência na aplicação para o Geomarketing Sales Index , que a Marktest desenvolve desde então. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais