Oeiras com mais peso das classes sociais mais elevadas
Oeiras com mais peso das classes sociais mais elevadas
placeholder
Os dados da Marktest disponíveis na aplicação de geomarketing Sales Index mostram como, no Continente, o concelho de Oeiras é o que apresenta um maior peso de população nas classes alta e média alta.
Grupo Marktest
29 abril 2014

placeholder Com 39.1% da sua população nas classes alta e média alta, o concelho de Oeiras é o que apresenta uma estrutura social mais elevada. É seguido dos concelhos de Lisboa, onde 35.9% da população residente também pertence àquelas classes sociais, e de Cascais, com 33.6%. Os concelhos de Porto e Coimbra encerram a lista dos 5+ neste indicador.

Os dados, disponíveis no sales Index, resultam de um cálculo das classes sociais ao nível do concelho realizado com recurso a uma extensa base de dados proveniente de entrevistas realizadas entre os anos de 2010 e 2013 pela Marktest nos seus diversos estudos regulares de âmbito nacional. O universo estudado é constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos, cuja dimensão é de 8 563 104 indivíduos. Utilizou-se uma amostra de 283 910 entrevistas pessoais e telefónicas, tendo os resultados sido ponderados e extrapolados para o universo.

Estes dados mostram ainda que os concelhos de Sintra, Odivelas e Vila Franca de Xira são os que apresentam um maior peso de população na classe média, que Paços de Ferreira, Felgueiras e Marco de Canaveses são os concelhos com maior peso da classe média baixa e que os concelhos de Pampilhosa da Serra, Manteigas e Penamacor são os que apresentam um maior peso de população na classe baixa.

Ao nível das regiões Marktest, temos a repartição da população por classe social mostrada no mapa em baixo, onde se evidencia que as regiões menos populosas e mais envelhecidas do Continente são também aquelas onde maioritariamente a população se encontra na classe baixa (Interior Norte e Sul).

Os dados utilizados nesta análise estão diponíveis no Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • 30º Congresso APDC

    “Reinventing with Technology” é o tema do Congresso da APDC, este ano apresentado forma híbrida. Estão previstos painéis de discussão, entrevistas, oradores e sessões de networking em Lisboa e online.

    12 a 13 de maio de 2021

    APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Lisboa e Online

    congresso@apdc.pt

  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR