Câmaras de Lisboa, Guimarães e Braga com mais investimento em cultura

Câmaras de Lisboa, Guimarães e Braga com mais investimento em cultura

placeholder

De acordo com os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, a Câmara Municipal de Lisboa foi a que mais gastou em atividades culturais no ano de 2012, seguida de Guimarães e Braga.

Grupo Marktest
17 junho 2014

Em 2012, de acordo com os dados do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, as Câmaras Municipais gastaram 631 milhões de euros em atividades culturais.

Depois de uma tendência de crescimento observada até 2009, quando os municípios investiram perto de 998 milhões de euros em cultura, os valores decresceram sistematicamente nos últimos anos. O valor agora registado é 63% o atingido em 2009 e está perto dos valores observados no início da década anterior.

Lisboa é o concelho com mais despesas camarárias em atividades culturais, com valores que correspondem a 6% do total nacional, com 39,5 milhões de euros. É seguido pelos concelhos de Guimarães (22 milhões de euros) e Braga (17 milhões de euros). Em conjunto, estes três concelhos representam 12.5% das despesas nacionais nestas atividades.

No extremo oposto, Castanheira de Pêra, Corvo e Bombarral apresentam os valores mais baixos de gastos camarários em atividades culturais, não chegando a 100 mil euros.

Estes 631 milhões de euros em investimento cultural representam 60 euros per capita, o que corresponde ao segundo valor mais baixo do período em análise.

Lajes das Flores destaca-se, pois os 1431 mil euros gastos em atividades culturais representaram cerca de 937 euros per capita. Viana do Alentejo (com 578 euros per capita) e Góis (471 euros per capita) também se destacaram.

Pelo contrário, Vizela, Bombarral e Santa Cruz registaram o menor rácio entre despesas culturais e população residente, com valores que não excedem os sete euros per capita.

Os dados utilizados nesta análise estão diponíveis no Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais