Preço sobrepõe-se a qualidade nas opções de compra

Preço sobrepõe-se a qualidade nas opções de compra

placeholder

Segundo o estudo TGI da Marktest, é cada vez mais frequente o número de portugueses que afirmam escolher os produtos pelo preço. Pelo contrário, a qualidade motiva um número tendencialmente mais baixo de consumidores.

Grupo Marktest
18 novembro 2014

Uma análise longitudinal dos dados do estudo TGI da Marktest revela que é maior o número de residentes no Continente com 15 e mais anos que referem escolher com frequência produtos com preços baixos do que o daqueles que dizem apenas comprar produtos de boa qualidade para eles próprios ou para suas casas. E esta tendência tem-se acentuado nos últimos anos.

A análise do gráfico mostra que a diferença entre estas duas opções de compra, que podemos sintetizar como opção pela qualidade ou pelo preço, se tem tornado maior ao longo dos últimos seis anos.

Se, em 2008, 78% dos inquiridos neste estudo se mostravam motivados pelo preço e 71% pela qualidade, hoje os números são, respetivamente, de 85% e 61%.

Os dados do TGI mostram ainda que a opção pela qualidade é hoje sobretudo determinada pela classe social. Na 2ª vaga de 2014, enquanto 68% dos indivíduos das classes mais elevadas dizem apenas comprar produtos de boa qualidade, 57% dos indivíduos das classes mais baixas também o referem.

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.

Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais