Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A situação na Grécia voltou a ser o tema em destaque nas notícias de Tv na semana 23 de Fevereiro a 1 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
3 março 2015

O tema em destaque na última semana foi a Grécia. A Grécia apresentou a lista de reformas requeridas pelo Eurogrupo para desbloquear a ajuda financeira ao país. Perante algumas críticas internas, o governo Grego criticou a atuação de Portugal e Espanha em relação ao apoio financeiro do Eurogrupo à Grécia, posição desmentida pelo governo português. O serviço Telenews registou um total de 107 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 44 notícias emitidas.

O caso Sócrates continuou em destaque na última semana. O ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, foi ouvido no DIAP acerca de um processo de violação de segredo de justiça. Foi reavaliada a prisão preventiva dos principais arguidos no processo, tendo sido renovada a prisão preventiva de José Sócrates e de Carlos Santos Silva. O serviço Telenews identificou um total de 60 notícias e mais de 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão e 19 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos temas em destaque. FC Porto e Sporting defrontaram-se no estádio do Dragão no jogo mais importante da 23ª jornada. A vitória sorriu ao FC Porto por 3-0. Este resultado permite ao FC Porto manter a esperança de alcançar o líder Benfica, que lidera com 4 pontos de vantagem, e que recebeu e bateu o Estoril por 6-0. A meio da semana, o Sporting foi eliminado da Liga Europa pelo Wolfsburg da Alemanha após empate a zero em Alvalade depois de derrota na Alemanha. O serviço Telenews assinalou um total de 170 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão e 62 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi o designado Caso Sócrates. Este tema foi responsável por 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais