Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O desastre de aviação ocorrido nos Alpes franceses foi o assunto em destaque na semana informativa de 23 a 29 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
31 março 2015

placeholderA queda do avião Airbus da companhia Alemã Germanwings com 150 passageiros a bordo, foi o principal tema em destaque na última semana. A queda do aparelho numa zona de difícil acesso em plenos Alpes Franceses, e o facto da companhia aérea envolvida ser uma companhia Low-cost, levantou de imediato muitas interrogações que tornaram prioritário o esclarecimento das causas do desastre. A conclusão dos investigadores, depois de recolhidas as caixas negras, apontou para queda provocada por mão humana, neste caso o copiloto. O serviço Telenews registou um total de 291 notícias e 12 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 5 horas de emissão e 104 notícias emitidas.

placeholder

As Eleições Legislativas Regionais da Madeira foi outro dos temas nacionais em destaque. O PSD venceu e obteve a maioria absoluta no Parlamento Regional. Depois de Alberto João Jardim, que se manteve no poder durante quase 40 anos, Miguel Albuquerque sucede-lhe na liderança do Governo Regional. O serviço Telenews registou um total de 74 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 33 notícias emitidas.

placeholder

A redução do castigo do selecionador nacional Fernando Santos e a jornada europeia das várias seleções foram tema em destaque, numa semana em que as ligas europeias de clubes estiveram paradas. Portugal defrontou e venceu a Sérvia, colocando-se na liderança do seu grupo de apuramento para o Europeu de 2016. O serviço Telenews registou um total de 120 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão e 51 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque vai para a queda trágica do avião Airbus da companhia aérea Germanwings nos Alpes Franceses. O tema foi responsável por 69% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

  • Bendito jogo

    3 dezembro 2022

    TV 7 DIAS, PRINCIPAL

    pag. 82

    Pedro Vilela

ver mais
Em Agenda ver mais