De volta à notícia...

Universo

Indivíduos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal Continental, em lares com telefones.

Amostra

A amostra é representativa do universo em estudo e é constituída por 809 entrevistas que se encontram distribuídas da seguinte forma:

Sexo:
Masculino......  388 entrevistas
Feminino.......  421 entrevistas
Idade:
18/34 anos............ 273 entrevistas
35/54 anos ........... 262 entrevistas
Mais de 55 anos..... 274 entrevistas
Região Marktest:
Gr.Lisboa..............  164 entrevistas
Gr.Porto ..............    86 entrevistas
Litoral Centro........  129 entrevistas
Litoral Norte..........  148 entrevistas
Interior Norte........   190 entrevistas
Sul......................    92 entrevistas
Total...................   809 entrevistas 
O erro de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95% (P=50%) é de +/- 3.44%


Modo de Selecção

A selecção dos lares a serem contactados foi efectuada aleatoriamente, a partir da base de telefones residenciais disponíveis em Portugal Continental . A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes variáveis : sexo, idade e região do entrevistado .


Recolha da Informação

A recolha da informação foi efectuada através do método da entrevista telefónica com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). Foi utilizado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas.

A recolha da informação decorreu entre os dias 20 e 23 de Maio de de 2002 e foi realizada nos escritórios da Marktest em Lisboa e no Porto. Trabalharam neste estudo um total de 62 entrevistadores da Marktest, formados para a condução deste tipo de inquéritos telefónicos e que receberam um treino específico para a realização deste estudo.

Para a realização destas 809 entrevistas telefónicas, foram utilizados 9342 números de telefones, tendo sido realizado um total de 16045 contactos telefónicos.

Todo o trabalho foi supervisionado in loco, nas nossas instalações, através do acompanhamento permanente da equipa de coordenadores de estudos telefónicos, tendo ainda sido efectuada supervisão telefónica a cerca de 18.4% do trabalho de cada entrevistador, mediante a realização de um 2º contacto telefónico para os lares dos entrevistados.