Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O elevado número de incêndios registados em Portugal voltou a ser o destaque da semana informativa de 10 a 16 de Agosto, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
18 agosto 2015

A vaga de incêndios que se abateu sobre Portugal continental, de norte a sul do país, foi o grande destaque da última semana. A baixa das temperaturas e a chuva em alguns pontos do país foram o grande aliado dos bombeiros para debelar alguns grandes incêndios que marcaram a semana. A maior parte dos incêndios florestais parece ter origem criminosa, com as autoridades a efetuarem várias detenções. O serviço Telenews registou um total de 197 notícias e um total de quase 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 2 horas e meia de emissão e 76 notícias emitidas

Outro dos temas em destaque na última semana foi o BES / Novo Banco. A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) e o Movimento de Emigrantes Lesados do papel comercial do BES protestaram junto de instalações do Novo Banco de norte a sul de Portugal, reivindicando uma solução que lhes permita reaver os seus investimentos. Foi anunciado que o Banco de Portugal vai começar a negociar com um dos consórcios concorrentes à compra do Novo Banco, a seguradora Chinesa Anbang. O serviço Telenews assinalou 48 notícias e quase 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 16 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos destaques da última semana. O rescaldo da vitória do Sporting na Supertaça tornou público a polémica da troca de SMS entre o treinador do Sporting, Jorge Jesus, e os seus ex-pupilos no Benfica. Começou a Primeira Liga com os três grandes a vencerem com maior ou menor dificuldade. Até esta altura, o primeiro líder da prova é o campeão, Benfica, que goleou o Estoril por 4-0 no Estádio da Luz. O Sporting prepara-se para defrontar o CSKA da Rússia na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Esta eliminatória dá acesso à fase de grupos da prova de clubes mais importante da UEFA. O serviço Telenews contabilizou um total de 177 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP com 1 hora e meia de emissão e 66 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o elevado número de incêndios registados em Portugal Continental foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais