Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A saída de José Sócrates do Estabelecimento Prisional de Évora foi o destaque na semana informativa de 31 de Agosto a 6 de Setembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
8 setembro 2015

O tema nacional com maior destaque na última semana foi a libertação do Ex-Primeiro ministro José Sócrates do Estabelecimento Prisional de Évora. José Sócrates vai aguardar julgamento em prisão domiciliária sem pulseira eletrónica mas com vigilância policial. O serviço Telenews registou um total de 88 notícias e um total 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com quase 2 horas de emissão e 35 notícias emitidas

O grande tema internacional da última semana continuou a ser o drama dos refugiados que, na sua maior parte oriundos da Síria, fogem da guerra na região. Os países da UE preparam-se para acolher os refugiados que continuam a atravessar a Grécia, a Hungria e a Áustria, num esforço conjunto patrocinado pela União Europeia. No mediterrâneo, continua o drama dos naufrágios de barcos superlotados de refugiados que procuram chegar à Europa. O Papa Francisco apelou no Vaticano a que todas as paróquias e comunidades religiosas da Europa acolham uma família de refugiados. O serviço Telenews identificou 191 notícias e 6 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 2 horas de emissão e 70 notícias emitidas.

O tema económico da semana envolveu o BES/Novo Banco. O Banco de Portugal, que procura vender o Novo Banco, começou a negociar com o grupo Chinês Fosun, depois de falhadas as negociações com o grupo Anbang. Entretanto, os lesados do papel comercial do BES continuam a fazer ouvir os seus protestos. O serviço Telenews assinalou um total de 66 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com quase 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o assunto com maior destaque foi a libertação do Ex-Primeiro Ministro José Sócrates da cadeia de Évora e a sua colocação em prisão domiciliária. O assunto foi responsável por 26% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais