Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os resultados das Eleições Legislativas continuam como destaque da semana informativa de 5 a 11 de Outubro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
13 outubro 2015

Os resultados das eleições de 4 de Outubro e o seu impacto na vida politica e social portuguesa foram o tema que marcou a semana a nível informativo. A coligação PÀF foi a força mais votada mas perdeu a maioria parlamentar. O presidente Cavaco Silva, em fim de mandato, incumbiu Passos Coelho, atual Primeiro-ministro, de apresentar uma solução governativa que assegure estabilidade política para o país. Entretanto PCP e BE, que em conjunto com o PS vão ter uma maioria no parlamento, desafiam António Costa a apresentar uma solução de Governo do PS. O Professor Marcelo Rebelo de Sousa apresenta-se como candidato a Belém. São já 14 as personalidades anunciadas como candidatas às próximas Eleições Presidenciais. O serviço Telenews registou um total de 285 notícias e um total de 11 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 4 horas de emissão e 96 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi o naufrágio de uma embarcação de pesca à entrada da barra do Porto da Figueira da Foz. As circunstâncias trágicas do incidente, a perda de cinco vidas humanas e as dúvidas levantadas por pescadores e população à resposta dos serviços de socorro foram tema de discussão e de manifestações populares de protesto. O serviço Telenews assinalou 71 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.

O futebol português foi o destaque desportivo da semana. A seleção nacional assegurou a presença no Euro 2016 ao vencer a Dinamarca e a Sérvia, garantindo o estatuto de cabeça de série no sorteio do Euro 2016 a realizar em França. O serviço Telenews identificou um total de 171 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 57 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o assunto com maior destaque foi a atualidade política pós-eleitoral. Quem será o futuro Primeiro-ministro de Portugal e com que apoios vai contar no novo Parlamento? Estas são algumas das perguntas a que os comentadores de política nacional tentam responder. O tema foi responsável por 45% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais