São João da Madeira mantém maior rating concelhio

São João da Madeira mantém maior rating concelhio

placeholder

A Marktest acabou de publicar os ratings concelhios de 2015, que mantêm o concelho de São João da Madeira no topo da lista.

Grupo Marktest
13 outubro 2015

Disponíveis numa nova aplicação web, os ratings concelhios são novas métricas criadas pela Marktest que pretendem dar novas ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho. Estes ratings estão disponíveis numa aplicação web que a empresa lançou em 2014: Municípios Online.

Uma análise dos ratings principais permite observar como o concelho de São João da Madeira lidera a tabela, seguido de Aveiro e Braga. Estes concelhos obtêm as melhores classificações quando analisados conjuntamente os seus indicadores de dinamismo demográfico, económico e qualidade de vida.

Em termos de dinamismo demográfico, são os concelhos de Odivelas e Seixal a posicionar-se na primeira posição (ex aequo), seguidos de Maia. Já em dinamismo económico, é Funchal que garante a liderança, seguido de Loulé e Albufeira. Quanto a qualidade de vida, os concelhos alentejanos de Fronteira e Alter do Chão ocupam o primeiro lugar, seguidos de Manteigas.

O Rating concelhio é um novo indicador criado pela Marktest para cada um dos 308 concelhos do país. Este rating tem 3 componentes, criadas a partir de 37 indicadores:

  • Dinamismo demográfico: 8 indicadores
  • Dinamismo económico: 16 indicadores
  • Qualidade de vida: 13 indicadores

Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. Cada componente (demográfica, económica, qualidade de vida) tem uma notação média correspondente à média aritmética dos indicadores que a constituem. O rating concelhio (total) resulta igualmente da média aritmética das suas 3 componentes.

Na aplicação web, estes ratings são apresentados em vários formatos, nomeadamente num dashboard que assinala com uma determinada cor os indicadores e as componentes deste rating de acordo com as notações obtidas. Pela sua simples visualização, é fácil e imediata a identificação das forças e fraquezas de cada concelho, dando assim um contributo ao estudo das melhores estratégias a adotar em função dessa avaliação.

Consulte aqui mais informação sobre estes ratings e a aplicação Municípios Online ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais