Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
As negociações para a formação de um novo governo foram o destaque da semana informativa de 12 a 18 de Outubro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
20 outubro 2015

placeholderA política nacional foi o destaque da última semana. O facto dos resultados eleitorais terem ditado o fim da maioria governamental PSD/CDS, colocou o Partido Socialista e o seu líder António Costa como fiel da balança do poder. O PS como segundo maior partido em representação parlamentar, pode aliar-se a esquerda ou à direita no parlamento viabilizando um governo minoritário de PSD e CDS, ou criando uma maioria parlamentar de esquerda. Por seu lado o Presidente Cavaco Silva aguarda por uma solução de governo estável para indigitar um candidato a Primeiro-Ministro de Portugal. O serviço Telenews registou um total de 212 notícias e um total de 10 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 3 horas e meia de emissão e 73 notícias emitidas.

placeholder

Outro dos temas em destaque na última semana foi a libertação do Ex-Primeiro-Ministro José Sócrates. Depois de 11 meses de detenção preventiva e mais recentemente prisão domiciliária, José Sócrates foi libertado. Decisão já esperada na medida em que uma decisão do Tribunal da Relação decretou o levantamento do segredo de justiça no Processo Marquês. Esta decisão eliminou quaisquer obstáculos para que a medida de coação existente, prisão domiciliária fosse retirada. O serviço Telenews registou 54 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 22 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português foi o destaque desportivo da semana. Cristiano Ronaldo recebeu a sua 4ª Bota de Ouro que distingue o melhor marcador dos campeonatos Europeus. Ronaldo tornou-se no jogador com maior número de troféus desde a sua criação. Jogou-se a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, já com a presença dos clubes grandes. Com maior ou menor dificuldade estes venceram os seus adversários mas aconteceu Taça, ou seja surpresa, com Vitória de Guimarães e Tondela a serem afastados por clubes de divisões inferiores. Continua a polémica entre Sporting, Jorge Jesus e Benfica, com o Benfica a não responder às acusações de Bruno de Carvalho e a processar em tribunal o seu ex-técnico e atual técnico do Sporting Jorge Jesus. O serviço Telenews registou um total de 176 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura de RTP1 com mais de 1 horas de emissão e 67 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o assunto com maior destaque foram as negociações para a formação de um novo governo. Os partidos com assento parlamentar multiplicam-se em contactos centrados na posição do PS e do seu líder António Costa. O tema foi responsável por 55% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.