Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Situação do BANIF foi o destaque da semana informativa de 14 a 20 de Dezembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
22 dezembro 2015

O grande tema da semana foi o BANIF e a solução encontrada para o problema do banco que foi intervencionado pelo estado português e que poderia pôr em causa o défice de 2015. O estado vendeu o banco ao Santander Totta uma solução que procura defender os interesses do país e dos depositantes, numa resolução anunciada em direto na TV pelo Primeiro-ministro António Costa. O serviço Telenews registou um total de 105 notícias e um total de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 1 hora e meia de emissão e 44 notícias emitidas.

As eleições espanholas foram outro dos temas em destaque na última semana. O PP venceu as eleições mas sem maioria. Uma solução política maioritária parece difícil no cenário político pós-eleitoral em Espanha. O serviço Telenews assinalou 71 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 horas de emissão e com 31 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos temas em destaque na última semana. A última jornada da primeira Liga traduziu-se pela perda da liderança por parte do Sporting que perdeu com o União da Madeira. FC Porto é o novo líder com o Sporting a um ponto e o Benfica na 3ª posição a 5 pontos do líder. A liga, que só volta em Janeiro, entra no novo ano com o jogo entre Sporting e FC Porto. Esta semana as equipas portuguesas que disputam as provas da UEFA ficaram a conhecer os seus adversários, com o Benfica a disputar a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões com o Zenit. Porto, Sporting e Braga disputam o acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa respetivamente com o Dortmund, o Leverkusen da Alemanha e o Sion da Suíça. O serviço Telenews identificou um total de 151 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 48 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a procura de uma solução para o problema Banif foi o destaque da semana. Este tema foi responsável por 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais