Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A campanha para as eleições presidenciais marca o destaque da semana informativa de 11 a 17 de Janeiro de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
19 janeiro 2016

A uma semana das eleições presidenciais, os candidatos desdobram-se em contactos de norte a sul, procurando apoios e afirmando as suas ideias e o que os distingue dos outros candidatos. O serviço Telenews registou um total de 312 notícias e quase 13 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 4 horas e meia de emissão e 103 notícias.

Outro dos temas que marcou a semana foi o mau tempo que se abateu sobre Portugal Continental e os Açores. As consequências da chuva forte, cheias e inundações, especialmente no norte do país, foram tema de análise mais uma vez. A aproximação do Furacão Alex das ilhas dos Açores foi seguida com preocupação ao longo da semana, Felizmente, as consequências da chuva e vento fortes foram menores do que o esperado. O serviço Telenews assinalou 156 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 2 horas e meia de emissão com 61 notícias.

O futebol português foi também tema em destaque na última semana. Ao fim da primeira jornada da segunda volta, a classificação da Primeira Liga sofreu algumas alterações. O FC Porto, depois de despedir o seu treinador Julen Lopetegui, perdeu em Guimarães com o Vitória local e caiu para terceiro lugar na classificação. O Benfica, ao vencer o Estoril na Amoreira, beneficiou do empate do Sporting com o Tondela e subiu ao segundo lugar a 2 pontos do clube de Alvalade. O serviço Telenews identificou um total de de 98 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora de emissão e 39 notícias.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, os vários atentados terroristas que atingiram três continentes foram o grande destaque. Este tema foi responsável por 36% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais