Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
Incidentes mortais com crianças marcaram o destaque noticioso da semana informativa de 15 a 21 de Fevereiro de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
24 fevereiro 2016

placeholderO destaque da última semana foram os incidentes mortais envolvendo crianças, ocorridos na praia de Caxias e no Parque das Nações. A situação dos menores perante situações de conflito entre os pais e as situações de maus tratos e negligência foram tema de discussão ao longo da semana. O serviço Telenews registou um total de 154 notícias e quase 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 3 horas de emissão e 63 notícias emitidas.

placeholder

Outro dos temas que marcou a semana foi o conflito mais ou menos declarado entre o Governo de António Costa e o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. Os vários escândalos na banca, desde o Caso BES até ao recente Caso Banif, todos despoletados durante o mandato de Carlos Costa, e o facto de não terem sido encontradas soluções para os lesados que adquiriram papel comercial das instituições bancárias, são as razões apontadas para a tensão existente. O serviço Telenews assinalou 70 notícias e mais de 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão sobre o tema e 26 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português foi também tema em destaque na última semana. Nas competições europeias, Benfica, na Liga dos Campeões, e Sporting de Braga, na Liga Europa, venceram respetivamente o Zenit da Russia e o Sion da Suiça, colocando-se em posição privilegiada para a segunda mão da jornada Europeia e da passagem à próxima eliminatória das competições. FC Porto e Sporting vão ter tarefa mais difícil nos 16 avos da Liga Europa depois de derrotas perante as equipas alemãs, do Dortmund e Leverkunsen. Na Primeira Liga, Benfica e FC Porto venceram respetivamente Paços de Ferreira e Moreirense e aguardam pelo resultado do Sporting com o Boavista, que conclui a 23ª jornada da Primeira Liga. O serviço Telenews identificou um total de 158 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 59 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, os incidentes mortais envolvendo crianças na Praia de Caxias e no Parque das Nações foram o tema em destaque. Este tema foi responsável por 64% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais