Mais portugueses nas salas de cinema
Mais portugueses nas salas de cinema
placeholder
Os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que o número de espectadores de cinema aumentou 20% em 2015.
Grupo Marktest
24 fevereiro 2016

placeholder Segundo os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, em 2015, existiam em Portugal um total de 163 recintos de cinema, com 545 salas dedicadas à sétima arte.

Estas salas, com capacidade para cerca de 104 mil utentes, ofereceram 621 mil sessões de cinema a que assistiram 14,5 milhões de espetadores.

Em termos de faturação, o cinema obteve receitas de cerca de 75 milhões de euros, tendo um quinto deste valor sido registado no concelho de Lisboa apenas.

A oferta cinematográfica está sobretudo localizada nos grandes centros urbanos. Metade dos recintos localizam-se em 26 dos 308 concelhos do país. Já em número de espectadores, a concentração é ainda mais evidente, com 10 concelhos responsáveis pela captação de metade dos espectadores e das receitas de bilheteira.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: o número de espectadores de cinema (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se regiões e passando o mouse pelos círculos pode ler-se o nome do concelho e os respetivos valores.

Os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual mostram ainda que em 207 dos 308 concelhos do país não existe um único recinto de cinema e que em 69 outros concelhos existe um recinto, o que significa que apenas 32 concelhos oferecem mais do que um recinto de cinema aos seus habitantes.

Em termos evolutivos, o meio registou um crescimento importante, pois viu o número de espectadores aumentar 20% face a 2014. Também as receitas cresceram em 2015, subindo 19.4% face ao ano transato.

Póvoa de Varzim, Sertã, Arganil, Setúbal e Castelo Branco foram os concelhos que mais viram aumentar o número de espectadores de cinema em 2015, enquanto em Setúbal, Castelo Branco, Arganil, Paredes de Coura e Rio Maior foi onde mais cresceram as receitas deste meio.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível na aplicação Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais