Instagram fez 14 anos
Instagram fez 14 anos
placeholder
No dia 6 de outubro de 2010 lançava-se oficialmente o Instagram, que rapidamente ganhou enorme relevância em todo o mundo. Recorde alguns indicadores sobre o seu uso em Portugal.
Grupo Marktest
8 outubro 2024

Embora o Facebook se mantenha em Portugal como a rede com maior notoriedade espontânea e maior penetração, a verdade é que o Instagram, que no dia 6 de outubro assinalou o seu 14º aniversário, tem tido um crescimento importante e é agora a rede social que os utilizadores portugueses dizem aceder com mais frequência.

O estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, realizado pela Marktest desde 2011, mostra também que em muitos parâmetros de opinião o Instagram ultrapassou o Facebook. De facto, quando perguntamos aos nossos entrevistados qual a rede que consideram mais atual, mais interessante, mais viciante ou a que mais gostam, a maioria destaca o Instagram.

E essa perceção tem crescido ao longo dos anos, suplantando a primazia que o Facebook assumiu inicialmente.

Analisando os resultados de 2024, vemos que, por exemplo, para 39.2% dos inquiridos o Instagram é a rede mais interessante ...

...e 36.6% consideram-na a rede de que mais gostam.

Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. Em 2024, a informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 5 e 23 de julho de 2024, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 803 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 432 mil indivíduos.

Alguns resultados do estudo estão também disponíveis na análise Redes Sociais - Tendências 2014-2024, integrada na plataforma YumiAnalytics web desenvolvida pela Markdata e TWA, empresas do Grupo Marktest.

Aceda à página deste estudo e consulte o folheto de apresentação deste estudo onde encontra mais detalhe sobre as áreas temáticas abordadas e contacte-nos para mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais