Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O Euro 2016 a decorrer em França mantém-se o tema em destaque na semana informativa de 27 de Junho a 3 de Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
5 julho 2016

A qualificação da seleção portuguesa de futebol para as meias-finais do EURO 2016 foi o grande destaque da última semana. Portugal venceu a Polónia no desempate por grandes penalidades, qualificando-se para as meias-finais da prova. O País de Gales será o próximo adversário sendo que a vitória portuguesa dará acesso à final do Euro 2016. A Alemanha e a França, país organizador, serão os possíveis adversários. O serviço Telenews registou um total de 301 notícias e 11 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com quase 4 horas de emissão e 107 notícias emitidas.

Outro dos temas da última semana foi a possibilidade da UE aplicar sanções a Portugal pelo não cumprimento das metas do défice em 2015. O momento delicado que a UE vive em virtude dos resultados do referendo Britânico e a justiça da aplicação de medidas que prejudiquem a retoma da economia nacional foram tema de discussão ao longo da última semana. O serviço Telenews assinalou um total de 123 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 43 notícias emitidas.

Outro dos temas em foco na última semana foram as consequências do Brexit para os Britânicos e para o resto da UE. O choque do resultado do referendo repercutiu-se em todas as instituições, politicas e financeiras. Empresas e os media procuram avaliar as consequências do Brexit para a economia Britânica enquanto a UE pede que a saída seja rápida. Manifestações em Londres e as demissões no movimento que pedia a saída da UE mostram alguma insegurança perante as consequências do Brexit. O serviço Telenews contou um total de 111 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 43 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a possibilidade da UE decretar sanções económicas a Portugal por não cumprir os limites do défice em 2015 foi o tema em destaque. Este tema foi notícia em 26% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais