Os Jogos Olímpicos nos media portugueses

Os Jogos Olímpicos nos media portugueses

placeholder

De acordo com os dados do serviço de Clipping da Marktest, foram mais de 28 mil as notícias relativas aos Jogos Olímpicos recolhidas durante o mês de Agosto

Grupo Marktest
30 agosto 2016

O serviço de Clipping da MediaMonitor recolheu mais de 28 mil notícias relativamente aos Jogos Olímpicos, somente em Agosto. No entanto o serviço de clipping tem vindo a fazer a recolha de notícias desde 1 de Junho e assim o número total sobe para as 40 mil notícias.

Recorde-se que este evento decorreu na cidade do Rio de Janeiro entre 5 e 25 de Agosto. A delegação portuguesa foi composta por 92 atletas e a nossa participação obteve 1 medalha de Bronze conseguida por Telma Monteiro e 10 diplomas olímpicos atribuídos aos atletas que se classificaram nos oito primeiros.

Observando o período, entre 1 e 24 de Agosto de 2016 os media publicaram mais de 28 mil notícias sobre os Jogos Olímpicos que decorreram na cidade do Rio de Janeiro. Neste período, a Internet foi o meio que com o maior número de notícias relacionadas com o Rio 2016 mais 51%. Em Televisão, o número de notícias situou-se nos 29%. Na Rádio foram divulgadas mais 12% das notícias e por fim o meio Imprensa com cerca de 7% das notícias dedicas aos Jogos Olímpicos.

Cerca de 58% das notícias fez referência aos atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos. Por meio continua a destacar-se a Internet e a Televisão, embora o peso das notícias face ao total desça para 22% e 20%, respectivamente.

Relativamente à programação televisiva relacionada com o evento, dos canais monitorizados, apenas a RTP e Sport TV tiveram em grelha programas dedicados os jogos olimpicos. Esta emissão ultrapassou as 569 horas, o que equivale a uma média diária de quatro horas e quarenta e cinco por canal.

A SportTv foi o canal que mais tempo de emissão dedicou ao Rio 2016, com mais de 197 horas, o que representa 35% do seu tempo de emissão total neste período. Seguiu-se a Sport TV2 com mais de 139 horas representado 25% da emissão total dos Jogos Olímpicos.

A RTP1 e a RTP2 dedicaram sensivelmente o mesmo tempo de emissão aos Jogos Olímpicos, mais de 100 horas o que representou 18% da duração da sua emissão, por canal, no período em análise.

Esta análise foi realizada com base em informação do serviço de Clipping da MediaMonitor. Este serviço permite a qualquer instituição ou personalidade acompanhar tudo que é divulgado nos media sobre ela ou sobre temas do seu interesse e monitoriza mais de 700 publicações, 10 canais de TV, 5 rádios e mais de 800 sites. A análise dos programas dedicados ao euro foi efetuada com recurso ao MMW - Telereport e utilizada informação do serviço de monitorização de emissão TV da MediaMonitor. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais