Um país envelhecido sobretudo no Interior Um país envelhecido sobretudo no Interior Assinalou-se no dia 1 de Outubro o Dia Internacional das Pessoas Idosas, um motivo para olharmos para os dados demográficos do país. Confira. Grupo Marktest 4 outubro 2016 Em termos demográficos, um dos movimentos mais significativos do nosso país, que se vem observando há algumas décadas e que se intensificou nas últimas, é o envelhecimento da população. Tendo em conta os dados dos Censos e das estimativas demográficas do INE, cujos principais resultados estão disponíveis por concelho no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, podemos fazer um retrato da evolução do envelhecimento do país. Nos últimos 24 anos, a população portuguesa cresceu 5%, a um ritmo médio de 0.2% ao ano, passando de 9 867 147 indivíduos em 1991 para 10 341 330 em 2015. Esta variação foi contudo negativa entre o último Censo (2011) e 2015, com as estimativas do INE a apontar para uma diminuição de 220 848 indivíduos de então para cá. Atualmente, 14.1% da população tem menos de 15 anos, 10.7% tem entre 15 e 24 anos, 54.5% tem entre 25 e 64 anos e 20.7% tem 65 ou mais anos. Este grupo de população mais idosa foi também aquele que viu o seu peso aumentar mais nos últimos anos, passando de 13.6% em 1991 para os 20.7% agora registados, um acréscimo de 798 mil indivíduos nesta faixa etária. ![]() Em 2015, os concelhos do Interior, nomeadamente Alcoutim, Idanha-a-Nova, Vinhais, Penamacor e Pampilhosa da Serra são os que apresentam uma estrutura demográfica mais envelhecida. Nestes concelhos, a população com mais de 64 anos representa mais de 40% dos seus efetivos totais. Pelo contrário, em concelhos como Ribeira Grande, Santa Cruz, Lagoa (Região Autónoma dos Açores), Câmara de Lobos e Vila Franca do Campo (todos nas Regiões Autónomas), o peso dos mais idosos é o mais baixo do país, não chegando a representar 12% do total dos seus residentes. O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: no eixo horizontal, o peso da população com 65 e mais anos em 2015 e, no eixo vertical, o índice de poder de compra. A dimensão dos círculos corresponde à população residente e as cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se concelhos. Da sua análise, vemos como os concelhos menos populosos do Interior são os que apresentam maior rácio de idosos e como, entre os concelhos mais populosos, Lisboa é o que apresenta uma estrutura mais envelhecida, seguida do concelho do Porto. ![]() Esta análise foi realizada com base em informação disponível na aplicação Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto. |
Notícias
- Geração Z: a mais interessada e ativa na partilha de conteúdos sobre Férias e Viagens
- Simpatia e Honestidade são os atributos mais valorizados para participação em publicidade
- O que mudou em Portugal na última década? Despesas camarárias em cultura aumentaram 75%
- 4,3 milhões de portugueses compram livros
- Protagonistas da informação em maio de 2025
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- What Does It All Mean? Storytelling for Insights Professionals
Neste evento online, será discutido com os participantes os fundamentos do “Story Telling” e a sua aplicação aos estudos de mercado.
18 de junho de 2025
ESOMAR
- QSP Summit
O QSP SUMMIT é um evento de 3 dias focado em oferecer o melhor conteúdo nas áreas de management e marketing para líderes da indústria.
1 a 3 de julho de 2025
QSP - Consultoria de Marketing
Exponor, Matosinhos