Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A atualidade nacional foi novamente o tema em destaque na semana informativa 26 de Setembro a 2 de Outubro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
4 outubro 2016

A atualidade política nacional continuou em destaque esta semana. A eleição do Ex-Primeiro-ministro António Guterres para Secretário-geral da ONU mobilizou a política nacional. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o Governo desdobraram-se em contactos para favorecer a eleição. A negociação do OE 2017 decorre com o debate público de algumas medidas. O aumento de pensões, do salário mínimo e a possibilidade de novo imposto sobre o património foram as medidas mais referidas. O serviço Telenews registou um total de 159 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 2 horas de emissão e 57 notícias emitidas.

Os temas internacionais com maior destaque na última semana foram as eleições americanas e o funeral de Shimon Peres em Israel. Na América, realizou-se o primeiro debate entre os candidatos presidenciais, Hillary Clinton e Donald Trump. Quando faltam cinco semanas para as eleições, Hillary Clinton e Donald Trump continuam muito próximos nas sondagens. Em Israel, decorreu o funeral de um dos maiores políticos da sua geração, Shimon Peres, que durante a sua vida política foi Primeiro-ministro e Presidente de Israel e recebeu o Nobel da Paz. Dezenas de líderes internacionais estiveram nas cerimónias fúnebres realizadas em Jerusalém. O serviço Telenews assinalou um total de 63 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.

O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. A Seleção Portuguesa de Futsal terminou o Mundial da modalidade na quarta posição depois de perder no desempate por grandes penalidades com o Irã,o em jogo para apurar os terceiros e quartos classificados. Na Liga Portuguesa, o líder, Benfica, destacou-se ao vencer o Feirense, enquanto o Sporting, segundo classificado, empatou em Guimarães perante o Vitória local. O Benfica lidera com três pontos de vantagem sobre FC Porto e Sporting. O serviço Telenews identificou um total de 181 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 2 horas de emissão e 69 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o assunto em destaque foi o veto do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ao diploma do sigilo bancário. O assunto representou 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais