Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A época natalícia foi o tema em destaque na semana informativa de 19 a 25 de Dezembro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
27 dezembro 2016

O Natal e as tradições associadas com a quadra natalícia foram o destaque noticioso da última semana. O retrato das várias regiões do país, com as suas tradições culturais e gastronómicas, assim como as múltiplas iniciativas solidárias estiveram em foco ao longo da semana. O serviço Telenews registou um total de 381 notícias e 13 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 5 horas e meia de emissão e 172 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi o regresso do terrorismo islâmico. Em Berlim, na Alemanha, um tunisino conduziu um camião contra pessoas que frequentavam um mercado de Natal. Do ataque resultaram 12 mortos e dezenas de feridos. De todo o mundo surgiram palavras solidárias para com as vítimas e a condenação do terrorismo. Personalidades dos vários quadrantes políticos deslocaram-se ao Hospital manifestando apoio à família. O serviço Telenews assinalou um total de 98 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora de emissão e 31 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos destaques da última semana. Em vésperas da pausa do Natal, jogou-se mais uma jornada da Liga NOS, não se registando alterações na classificação. O Benfica venceu o Rio Ave e lidera a classificação com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto. O Sporting de Braga e a dupla Sporting e Guimarães seguem-se na classificação com seis e oito pontos de atraso para o líder. Na Cidade do Futebol, em Oeiras, foi realizado o sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Dos resultados, o destaque vai para o Benfica que vai receber o Leixões, enquanto o Sporting se desloca ao terreno do Chaves. O serviço Telenews identificou um total de 122 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão e 52 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca do ataque terrorista em Berlim, na Alemanha, foi o maior destaque. O tema representou 26% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais